Vigilância em Saúde de Barueri lembra o Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais

O dia 28 de julho foi oficializado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como sendo o ‘Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais’. A data tem o objetivo de mobilizar as autoridades médicas e a população em geral para campanhas de prevenção e controle desta doença, que é considerada como uma das mais graves para o ser humano.

A Hepatite viral é uma doença que causa inflamação do fígado. Na maioria dos casos ela se manifesta sem ser percebida. As hepatites mais comuns são A, B e C, mas já existem as do tipo D, E e G. No caso da Hepatite A, pode ser adquirida pelo contato direto com uma pessoa contaminada ou por ingestão de alimentos mal lavados, mal cozidos e pela água contaminada. .

As Hepatites B e C são transmitidas principalmente pelo sangue contaminado, pelo ato sexual sem o uso de preservativo, compartilhamento de seringas e agulhas, colocação de piercing, tatuagens, manicure, pedicure, acupuntura e procedimentos médicos odontológicos com materiais não esterilizados.

Ações em guia Barueri





A Secretaria de Saúde de Barueri, através da sua coordenadoria de Vigilância em Saúde, desenvolve um programa de prevenção e controle, com atendimento nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) e no Serviço de Atendimento Especializado (SAE) que disponibiliza a vacina contra a Hepatite B para todas as pessoas desde o nascimento até os 24 anos de idade. Em alguns casos especiais, também para pessoas acima dessa idade.

Para a realização dos exames de triagem os munícipes devem procurar o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), da Prefeitura. No mês de janeiro aconteceu uma campanha de vacinação no município.

Sintomas

Os principais sintomas provocados pela hepatite são: fraqueza, vômitos, dor abdominal e nas articulações, Icterícia, urina escura, falta de apetite e fezes esbranquiçadas. Ao perceber algum desses sintomas procure imediatamente o serviço de saúde. Em alguns casos ela não apresenta nenhum tipo de sintoma, podendo lentamente evoluir para cirrose e câncer hepático. A única maneira de se saber com segurança qual o tipo de hepatite é através dos exames de sangue específicos.

Serviço– O SAE e CTA estão localizados na avenida Henriqueta Mendes Guerra, 268 – Centro – Telefone: (11) 4199-3169. Os pais dos menores devem levar seus filhos. A vacina não apresenta contra indicação. É necessário levar a carteira de vacinação.

Fonte: Prefeitura de Barueri





Deixe seu comentário