Prefeitura de Barueri mantém trabalho especial nos lactários das maternais

A Secretaria de Abastecimento da Prefeitura de guia de Barueri, responsável pelo fornecimento das refeições nas escolas da rede de ensino, vem realizando um trabalho minucioso na elaboração dos cardápios para os cinco lactários instalados nas maternais da cidade. O objetivo é fornecer uma alimentação adequada e especializada, com cardápio elaborado por uma equipe de nutricionistas.

Os lactários já atendem aproximadamente 102 bebês de 0 a 1 ano de idade, que recebem cinco refeições ao dia, contendo fórmulas infantis e papas específicas.

Cunha Machado, nutricionista da Secretaria de Abastecimento, conta que o cardápio é elaborado especificamente aos bebês de acordo com cada faixa etária, já que o desenvolvimento físico e mental é diferente em cada idade.

Marcela ressalta que na impossibilidade da oferta de leite materno aos bebês, fórmulas infantis devem ser ofertadas, já que se aproximam da composição nutricional do leite materno, pois segundo ela o leite de vaca é contra-indicado para crianças menores de um ano, já que seu consumo neste período pode aumentar o risco de doenças como alergias, anemia e diabetes na fase adulta. “Toda nossa conduta visa o crescimento e desenvolvimento adequado das crianças”, explicou Marcela.





As papas salgadas são oferecidas inicialmente na forma de purê e com o crescimento e aceitação dos bebês, elas tornam-se gradativamente mais sólidas. São priorizados alimentos frescos, como carnes, legumes, verduras, além de cereais e grãos. Para papas doces e sucos são utilizadas frutas in natura, sem a adição de açúcar, isto porque, segundo ela, as crianças possuem uma preferência inata ao seu consumo, e caso enraizado, a condição à mudança fica mais difícil. “Nosso objetivo é oferecer o equilíbrio alimentar. A formação dos hábitos alimentares saudáveis se dá desde a infância”, declarou a nutricionista.

O secretário de Abastecimento, Antonio Carlos dos Santos (o “Tarzan”), informou que as merendeiras passaram por um treinamento específico para estarem aptas ao importante trabalho de alimentar esses bebês, e ainda recebem visitas periódicas da equipe de nutrição. “As mulheres estão saindo para o mercado de trabalho cada vez mais cedo e precisam ter confiança no cuidado que terão com seus filhos. Por isso a importância desse trabalho de excelência junto aos lactários de nossas maternais”, finalizou o secretário.

O projeto

A equipe de nutricionistas da Secretaria de Abastecimento, em parceria com a Cúpula de Protocolo em Pediatria da Secretaria de Saúde de Barueri, está elaborando um protocolo sobre alimentação no primeiro ano de vida para ser utilizado pelos pediatras e equipes das Unidades Básicas de Saúde do município. Será ainda elaborada uma cartilha ilustrativa sobre o assunto para distribuição às mães. O projeto visa enraizar uma alimentação saudável desde os primeiros dias de vida, facilitando a aceitação das refeições distribuídas nas redes de ensino.

Fonte: Prefeitura de Barueri





Deixe seu comentário