Barueri abre inscrições para o programa de incentivo à Cultura “Lei José Rocha” 2012

A Secretaria de Cultura e Turismo em guia de Barueri está com inscrições abertas para o programa de incentivo à Cultura, denominado “Lei José Rocha” (Lei nº 2.040/11) – que dá a oportunidade a escritores baruerienses de produzir e publicar obras literárias, financiadas pela Prefeitura.

Para participar, os autores devem residir ou trabalhar em Barueri, comprovadamente, por no mínimo cinco anos. As obras literárias adultas ou infantis podem abranger os gêneros: contos, crônicas, poesias, biografias, romances e documentários.

A Secretaria de Cultura e Turismo, na avaliação das obras literárias, utilizará critérios como relevância do tema, quanto ao aspecto lúdico, intelectual, econômico, político, social, histórico, dentre outros de importância ao município e qualidade do texto.

Como Participar

Cada autor poderá apresentar uma obra literária anualmente para avaliação e, se aprovada, só poderá apresentar outra após o decurso de dois anos. As obras literárias serão apreciadas pela Secretaria de Cultura e Turismo, obedecendo à ordem cronológica de entrada do respectivo ofício solicitante.

O ofício solicitante deverá conter o nome do autor, qualificação civil, endereço, telefone, e-mail e dados da obra literária (título e gênero), além de estar acompanhado de “boneco” da obra impressa em CD (com arquivo da obra no programa corel draw – páginas formatadas nas medidas 15 x 21 cm).





Aprovada a impressão gráfica serão editados mil exemplares, medindo 15 x 21 cm, sendo a capa impressa em papel supremo duo design 300 g/m2, 4 x 0 cor de impressão e miolo impresso 1 x 1 em papel off-set 75 g/m2, totalizando no máximo, 96 páginas (distribuídas em 6 cadernos), acabamento em lombada quadrada.

Serão impressas, anualmente, no máximo até dez obras literárias. As obras literárias não aprovadas serão devolvidas ao autor. A obra literária não aprovada não poderá ser reapresentada e a obra literária já impressa não será reeditada. Além disso, o plágio, cópia indevida e demais crimes previstos em lei serão de responsabilidade do autor, assim como o registro da obra literária.

As ilustrações (fotos, tabelas, gráficos, etc.), quando absolutamente indispensáveis, deverão estar acompanhadas da respectiva legenda junto ao texto e a obra precisa ser redigida em língua portuguesa, o que não impede a utilização de termos estrangeiros devidamente revisados.

As inscrições podem ser feitas na Secretaria de Cultura, nas 11 bibliotecas municipais, no posto de informações do bulevar central ou no Ganha Tempo Municipal. Vale lembrar que o período de inscrição vai até 30 de junho.

Quem foi José Rocha 

Poeta e cronista, José Rocha nasceu em Fortaleza (CE), no dia 11 de março de 1960, começou a escrever ainda na infância em sua cidade natal. Mudou-se para São Paulo em 1975, onde venceu concursos literários – o primeiro deles lhe possibilitou a publicação de seu primeiro poema em livro, “Iluminação”, em uma antologia.

Fonte: Prefeitura de Barueri





Deixe seu comentário