No ITB Engenho Novo em Barueri, Web Vibe 2.0 conecta alunos ao que há de mais novo em internet

A segunda edição do evento que é totalmente voltado à internet e tecnologia, realizado pelo ITB Professora Maria Sylvia Chaluppe Mello, do Engenho Novo, no guia Barueri, reuniu quase 300 alunos do curso técnico em Informática para Internet. O Web Vibe 2.0 aconteceu no dia 27 de agosto e trouxe um time de profissionais experientes que abordou o que há de mais novo e promissor no universo digital.

Enquanto o DJ Cabecinha fazia o som rolar na quadra durante a gincana realizada entre as equipes de alunos, palestras e oficinas aconteciam nos outros andares da escola, mantendo os aficionados por tecnologia bem atentos às novidades do mercado.

É o caso do aluno Igor Alves Medeiros, que está no 1º ano do curso. Ele diz que sempre participa dos eventos realizados pela escola porque são oportunidades ideais para conhecer os outros estudantes e também pelo acesso que eles dão a outras informações relacionadas à carreira, empresas do ramo etc. “Nos eventos realizados pela escola conseguimos ter uma grande noção do que realmente acontece no mercado de trabalho, quais os procedimentos realizados, como funciona uma empresa. E não somente isso, mas nos divertimos muito com as gincanas e a convivência com os demais alunos”, declara Igor.

Diversidade de temas

O Web Vibe trouxe palestras e oficinas sobre os mais variados temas, todos pensados para atender as necessidades e possibilidades de quem estuda Informática para Internet.

Entre os palestrantes estava o super atento Rafael Platero, hoje manager em Redes Sociais em sua própria agência digital. Ele falou sobre as novidades nas redes sociais, descreveu em detalhes o trabalho de um analista nessa área e apontou todas as possibilidades que ela apresenta no mercado de trabalho. “O analista de redes sociais é o cara que monitora tudo que estão falando da sua empresa na internet”, explicou Rafael. O palestrante mostrou as principais redes do momento, deu dicas de ferramentas para o controle delas e trouxe cases interessantes que comprovaram sua tese de que “redes sociais têm tudo a ver com o curso de web”, convidando os alunos a aprenderem mais sobre o assunto.

Outras palestras ocorreram, como a de Hélio Costa e Silva, da Season, que falou sobre Linguagem PHP. A Season, inclusive, manteve um stand durante todo o evento para atender aos estudantes e demonstrar os serviços que oferece de consultoria e treinamentos avançados em informática. Cláudio Coelho, da Apadi – Agência Nocaute, falou sobre o universo das agências digitais; já Ricardo Alves de Carvalho palestrou sobre Case: gerenciamento de projeto. Leon Kulikowski, da Adobe, falou sobre HTML5: a grande novidade em linguagem de marcação de hipertexto.





Além da palestra, o HTML5 marcou presença no evento em forma de oficina, também ministrada por Leon. Mas houve mais oficinas práticas. Cristiano Correa de Morais ensinou Padrão de desenvolvimento MVC; Wagner Gusmão trouxe a Oficina 3D – Photoshop; e Mileno Silva Thé Frigatto abordou um assunto que chamou muito a atenção de todos: Fotografia – direito de imagem / direito do autor. Nessa última, o profissional explicou o que pode e o que não pode ser feito ou divulgado baseando-se na lei, esclareceu o papel do autor e do co-autor da imagem, falou sobre portfólio e muito mais.

A aluna do 1º ano, Vitória Crescêncio Garcia, acha importante iniciativas como essa por parte da escola porque reúne conteúdo e profissionais da área que muito agregam aos estudos. “Os alunos ficam mais interessados no curso e recebem informações que complementam o que é dado em sala de aula”, diz.

“Eventos como o Web Vibe são ricos em informações para alunos, pois na área de informática para internet temos que estar atualizados para não perder o ritmo do mercado de trabalho”, ressalta a aluna Larissa Sayuri Yoneya, também do 1º ano. Para Larissa, a oportunidade é perfeita para interagir e trocar experiências. “Temos oportunidade de conversar sobre assuntos tratados nas palestras, conhecer quem se interessa pelas mesmas coisas e também alunos de outros cursos que têm curiosidade de saber como funciona a área da internet”, destaca.

Gincana

Para as equipes que se inscreveram na gincana, o Web Vibe já estava acontecendo há vários dias. É que elas receberam uma série de tarefas, e uma vez cumpridas, somaram pontos aos jogos realizados na quadra da escola durante o evento. Sabidos ITB, Pão com Ovo, Aeros, Esquadrão Classe A, CTRL+C, ETs e INI3 eram os nomes das equipes inscritas, que além de devidamente uniformizadas, demonstraram bastante empenho e disposição durante a proposta. A equipe ETs venceu a competição.

Para o coordenador do curso e idealizador do projeto, Prof. Marcos Antônio dos Santos, a participação dos alunos foi positiva e a gincana, novidade deste ano, trouxe ainda mais energia ao evento. Ele não hesita ao afirmar que é esse interesse dos alunos, mais a colaboração da equipe escolar que fazem com que esse tipo de serviço seja oferecido aos jovens, enriquecendo ainda mais sua bagagem cultural.

Fonte: Prefeitura de Barueri





Deixe seu comentário