Músicos de Barueri levam música e alegria para hospital e lar de idosos

Em continuidade às apresentações em unidades médicas e entidades assistencialistas como forma de amenizar o sofrimento dos pacientes e acompanhantes, o Corpo Musical da Guarda de Barueri esteve nas últimas semanas no Hospital Municipal de Barueri e no Grupo Vida Residência.

Na tarde de sexta-feira, 27 de abril, foi a vez do Hospital Municipal de Barueri Francisco Moran receber o conjunto formado por músicos da corporação da Segurança. O trabalho de humanização dos guardas instrumentistas ganhou a companhia de crianças e adolescentes do Coral do Espaço Criança Engenho Novo.

Apresentando também uma performance de bailarinas, o Espaço Criança abrilhantou a execução das canções Mambo n.º 5, Aquarela do Brasil,  Xote das Meninas e Faz Um Milagre em Mim. “Acho legal alegrar as crianças que estão tristes”, revelou Emily Gisele, 11 anos de idade, integrante do Coral.

A iniciativa surpreendeu a todos que passavam pelo saguão do hospital. Maria Lopes Gomes, 64 anos, que acompanhava seu neto para uma cirurgia mostrou-se comovida. “Foi maravilhoso. A música traz conforto para o momento de dor”, afirmou a moradora do Mato Grosso do Sul.

“A música pode trazer alegria para a família em momentos difícies”, concordou Ataíde Gonçalves do Nascimento, 66 anos de idade, habitante da cidade de Cotia.

O Corpo Musical da Guarda realizou, ao longo do ano passado, 29 apresentações no Hospital Municipal, oito no Pronto-Socorro Central e na Maternidade, e duas apresentações no Pronto-Socoro Infantil.

Grupo Vida Residência





Na tarde da quarta-feira, 2 de maio, o conjunto da Guarda levou momentos de descontração e alegria para os cerca de 40 moradores do Grupo Vida Residência. Eles se entusiasmaram com as seleções de música sertaneja, forró, baião, rock dos anos 60 e, especialmente, com a execução de Carinhoso, canção de Pixiguinha acompanhada em coro por todos.

Os guardas músicos contaram com a participação especial dos moradores da casa Cícero Barbosa, 56 anos, que tocou pandeiro e João Ribeiro, 84 anos, no pandeiro meia lua. Os integrantes do grupo de sopro do Corpo Musical, classe distinta Isac Porman, Roberto Batista da Silva, Márcio Martins, Marco Aurélio Maia e Marcelo Barreto Mitherhofer homenagearam  os aniversariantes do mês de abril (Inalda dos Santos Ribeiro, 84 anos, e Benedito de Almeida, 74 anos) com um caprichado Parabéns a Você executado nos metais.

Luzia Cazeniro Liadine (98 anos de idade), moradora há 14 anos no Grupo Vida Residência, afirmou que a música traz muita alegria. Sua amiga, Maria Aparecida de Oliveira (79 anos), também gostou da apresentação. “A música traz paz.”

A coordenadora do Grupo Vida Residência, Silvia Mara, elogiou a disposição dos guardas municipais. “A música traz momentos de alegria, felicidade e terapia para os idosos”, relatou.

Corpo Musical da Guarda, dia 28, no Teatro de Barueri

No dia 28 de maio, os músicos da Guarda farão um concerto no Teatro Municipal de Barueri, às 20 horas, com entrada franca, em edição do “Clássicos no TMB”. O Corpo Musical da Guarda se apresenta em eventos cívicos, inaugurações, exposições, congressos, formaturas e concertos. 22 guardas municipais instrumentistas formam o conjunto que tem repertório diversificado que vai desde a música popular brasileira até o erudito, passando pelo clássico.

Fonte: Prefeitura Barueri





Deixe seu comentário