Em Barueri, crianças diabéticas ganham uma nova perspectiva de vida

Na sexta-feira, 22, jovens e idosos da cidade Barueri que possuem diabetes participaram de um dia muito especial no Parque da Maturidade José Dias da Silva. Foi um dia inteiro de atividades organizado pela equipe da Farmácia Municipal, mantida pela Secretaria de Planejamento, Gestão, Transportes e Suprimentos da Prefeitura de Barueri. As atividades especiais de sexta fazem parte do programa Viver Melhor com Diabetes.

Este dia foi muito bom em especial para os jovens que aprenderam muito e descobriram que não estão sós – como Brenda Lorrayne Rodrigues, que tem 13 anos e convive com a doença desde os 10. “Antes eu não me cuidava bem, achava que ninguém ia gostar de mim e que eu ficaria sozinha, que eu não ia comer mais nada que eu queria. Mas agora aprendi que não é assim, no programa eu melhorei bastante e aprendi muito, e que não sou só eu que tenho a doença, outras pessoas também tem. Aprendi que eu posso ser normal, como todos, e não é um bicho de sete cabeças a diabetes.”

Thifany Maria Costa da Silva, 12 anos, também passou por dificuldades quando descobriu há um ano que era diabética “Foi muito ruim descobrir que eu tinha diabetes, fiquei com muito medo porque não sabia nada da doença, e foi horrível para aplicar as seringas. No começo eu chegava a chorar, mas agora está sendo muito melhor com as informações do programa.”





Ela e sua amiga Brenda passaram o dia juntas nas atividades realizadas. “Este dia está sendo muito bom porque aprendemos que mesmo com diabetes nós podemos viver muito bem”, completou Thifany.

Dentre as diversas atividades do dia, houve teatro, atividades na piscina, escorrega, aulas de dança, e até mesmo para os acompanhantes houve aulas especiais de cozinha experimental – para que eles entendessem e soubessem melhor sobre os alimentos permitidos aos diabéticos.

“Para mim está sendo um prazer, saber que a Prefeitura de Barueri se importa com as crianças diabéticas, saber que podem disponibilizar um local para proporcionar lazer, se preocupando com a alimentação, a parte da saúde. Este foi o maior presente que meu filho poderia ganhar. E ali, nadando, ele não se contém, e fico muito, muito feliz mesmo!”, comentou Ângela Duarte, observando na piscina seu filho de 11 anos, que faz parte do programa ‘Viver Melhor com Diabetes’.

Ângela, moradora do centro de Barueri, descobriu que seu filho tinha a doença há 3 meses. “Foi horrível descobrir que ele era diabético, eu sofri muito, não conseguia conversar com as pessoas. Ele se isolou, não conseguia sair de casa, perdeu muitos amigos, eu precisei sair do serviço. Passamos por um psicólogo que a Prefeitura também disponibilizou, e ele melhorou, adquiriu amigos, e eu melhorei também. Hoje eu consegui conversar, trocar experiências, e posso dizer que sou uma pessoa feliz.”

Fonte: Prefeitura de Barueri





Deixe seu comentário