Escola de Barueri constrói parque de pneus em parceria com a comunidade

A escola João Fernandes, do Parque dos Camargos, na cidade de Barueri, apresentou aos pais de seus alunos o projeto “Reciclar, Brincar e Viajar”, que deu origem a um parque de pneus construído no terreno da escola numa parceria entre funcionários e comunidade.

Foi com muita emoção que a diretora Elaine Cristina Barbosa Silva e a professora Noraneide Mendes de Araújo Roz, idealizadora do projeto, apresentaram a novidade aos pais por meio de fotos.

O projeto teve início em fevereiro deste ano, quando a professora trabalhou algumas histórias com os alunos. “Pneu Chorão”, de Sandra Aymone, da Fundação Educar, e o “Homem que Amava Caixas”, de Stephen Michael King – Brink Book foram o ponto de partida.

A ideia surgiu quando juntaram as duas histórias. O projeto “Reciclar, Brincar e Viajar” utiliza materiais descartáveis para a confecção de brinquedos e também fazer caixas surpresas que viajam entre as casas dos alunos.

Para a construção do parque de pneus, a professora desenvolveu um questionário voltado aos pais, buscando saber a opinião deles sobre os métodos de ensino da escola. Por meio dessa iniciativa, a escola percebeu que eles ansiavam por mais espaços lúdicos dedicados a seus filhos.





Como o projeto é totalmente voltado à reciclagem, a professora, juntamente com a diretora, teve a ideia de fazer um parque de pneus, que, ao mesmo tempo, tiraria do meio ambiente esse tipo de material que demora tantos séculos para se decompor. Foram recolhidos mais de 145 pneus de vários tamanhos. Tanto a comunidade como os funcionários da escola pintaram e construíram o parque.

A professora Nora fala sobre o que significa esse projeto. “É mais do que um sonho realizado: unir os pais, ver as crianças felizes e saber que houve realmente a participação de toda a equipe escolar. Para mim é só o início de uma grande caminhada, isso me motiva mais a sonhar e a buscar a realização dos meus sonhos. Estou muito feliz com  realização desse projeto”, comemora.

A mãe Maria Helena Alves Feitosa Silva achou o projeto maravilhoso. “Antes não tínhamos espaços para as crianças brincarem, era um espaço vazio. Agora nossas crianças terão lugar para brincar”, diz.

Fonte: Prefeitura de Barueri





Deixe seu comentário