Em Barueri, estacionamentos públicos serão construídos com pavimentação ecológica

O prefeito Rubens Furlan sancionou no dia 17 de fevereiro a Lei n°2.039, que dispõe sobre a construção de estacionamentos públicos com o uso da chamada pavimentação ecológica, um projeto do vereador Nilton Humberto Melão (PR).

O sistema é a solução simples e ambientalmente correta destinada à área de trânsito de pedestres e de tráfego leve, como estacionamentos e circulação de veículos.

Entre as principais vantagens na utilização do pavimento ecológico, destaca-se a maior permeabilidade de solo, o que elimina a necessidade de se implantar sistemas de drenagens mais complexos para conter o acúmulo de água. O pavimento ecológico também acumula menos calor que o pavimento normal, dando como consequência uma sensação térmica mais agradável.

“Ano após ano as cidades crescem, se desenvolvem, se expandem. As construções tomam todos os espaços, diminuem as ofertas de áreas abertas que promovem a infiltração da água das chuvas. O solo permeável tira grande parte da força das chuvas em causar enchentes”, explica o secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Marco Antonio de Oliveira (Bidu). “Outro fato é o da falta de estacionamentos para veículos. Sendo assim, o prefeito Rubens Furlan sancionou a lei n° 2.039”, concluiu o secretário.





“A questão ambiental deve ser pensada no dia a dia, e não podemos deixar de incluí-la também no cotidiano do poder público municipal. Assim, já instituímos o programa Barueri Sustentável nas secretarias, que visa a economia de água, energia elétrica e tantos outros materiais”, lembra o prefeito Rubens Furlan. “Nossas obras também estão incorporando estas questões ambientais, e o pavimento ecológico é um exemplo do que a Prefeitura pode fazer pelo meio ambiente”, complementa Furlan.

A reforma do Parque Municipal Dom José é outro exemplo de cuidado com meio ambiente – na obra, a Prefeitura cuidou de reservar mais áreas permeáveis. A pista de cooper foi feita com borracha reciclada, o que simbolicamente também vai ao encontro da agenda ambiental dentro do poder público municipal de Barueri.

Fonte: Prefeitura de Barueri





Deixe seu comentário