Dengue: baixos índices em Barueri contradizem alerta do governo federal

Embora tenha confirmado apenas 22 casos de moradores que contraíram a dengue dentro da cidade até o dia 31 de outubro, o Ministério da Saúde incluiu novamente o município de Barueri em ‘situação de alerta’, colocando-o entre aqueles com índice rápido de infestação pelo mosquito transmissor da dengue, com larvas encontradas em 1% dos imóveis pesquisados.

De acordo com o Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) 2012, realizado pelo governo federal em 1.239 cidades, o índice de até 1% é classificado como satisfatório. Entre 1% e 3,9%, o município é considerado em estado de alerta; acima de 3,9% a cidade entra na zona de risco. Portanto, Barueri está no limite entre ‘satisfatório e estado de alerta’.

A contradição é que, nos últimos anos, a cidade vem apresentando baixos índices de infestação da doença, estando sempre entre aquelas que registram menos casos confirmados em toda a região. Os exemplos são os 22 casos autóctones confirmados até 31 de outubro, além dos 25 munícipes que se contaminaram quando estavam fora do município (importados). Em 2011, foram contaminados 42 moradores dentro do município, e 180 que contraíram a dengue quando estavam em viagem para outras cidades.





Combate o ano inteiro

A cidade já tem um programa fixo de prevenção e combate há mais de 10 anos, que conta com cerca de 100 agentes realizando visitações periódicas em residências, escolas, empresas e prédios públicos durante todo o período. O plano para o próximo ano deve aprimorar ainda mais as ações de prevenção e combate ao mosquito da dengue, principalmente no período de altas temperaturas e de ocorrência de chuvas.

Prevenção começa em casa

A diretora do programa de prevenção e combate à dengue de Barueri, Adriana Guerra Boni, afirma que mesmo assim a população não deve se descuidar, “porque a maioria dos casos de dengue acontece dentro das próprias residências,” como informou. “Todos devem estar atentos para não deixar água parada em pratos de vasos, garrafas vazias, latas, pneus, calhas e lajes; e manter sempre as caixas de água cobertas com tela e bem tampadas,” completou.

DISQUE DENGUE: 0800 7717207 – A população tem à sua disposição o serviço de ligação gratuita para tirar dúvidas, denunciar a existência de criadouros e fazer reclamações.

Fonte: Prefeitura Barueri





Deixe seu comentário