Professores do Esporte de Barueri recebem capacitação para atender crianças diabéticas

A Farmácia Municipal, mantida pela Secretaria de Planejamento, Gestão, Transportes e Suprimentos da Prefeitura de Barueri, realizou na segunda feira, 16, no CAP (Centro de Aperfeiçoamento de Professores) palestra “A importância do exercício físico no tratamento da criança e do adolescente com diabetes tipo 1”. Direcionada aos professores das Escolinhas de Esporte mantidas pelo governo municipal, o objetivo é orientá-los para atender as crianças inseridas no programa “Viver melhor com Diabetes”.

Ministrada pelo educador físico, especialista em exercícios para diabéticos, Antonio Roberto Doro, a palestra abordou temas como: tipos de exercícios adequados para crianças e adolescentes portadores de diabetes, tipos de insulina, hiperglicemia e hipoglicemia, glicemia durante o exercício físico, cuidados a serem tomados antes e após os exercícios, quantidade de exercício ideal para crianças diabéticas.

Roberto também explicou aos presentes a importância do exercício físico como parte do tratamento de diabetes, e apresentou exemplos estatísticos dos níveis de glicose no sangue antes e depois do exercício, comprovando uma diminuição significativa do quadro glicêmico, auxiliando para menor aplicação diária de insulina.

Os professores foram orientados ainda sobre a forma e quantidade correta para aplicação de insulina, além de observarem as partes do corpo que deve ser aplicada.





Para o professor de voleibol Carlos Noya, a palestra foi de suma importância para receber as crianças diabéticas nas escolinhas. “O mais importante é ter o conhecimento para detectar a doença. A partir de agora sabemos como ajudar no controle e auxiliar no tratamento.”

Segundo o secretário de Planejamento, Gestão, Transportes e Suprimentos, Eduardo Augusto Corona Gatti, a capacitação demonstra a preocupação em agregar e aperfeiçoar a cada dia o programa. “Estamos buscando evoluir a cada dia, e nos preocupamos em demonstrar a essas crianças que elas podem ter uma vida normal. Queremos que essa percepção vá além do ambiente doméstico”, finalizou.

Sobre o programa

O programa “Viver Melhor com Diabetes” existe desde 2009 e atende crianças e adolescente entre 0 a 20 anos, orientado também os pais a conviver com o diabetes tipo 1, de modo a não interferir na rotina comum da família. O objetivo é não apenas fornecer gratuitamente a medicação necessária para combater a doença, como insulinas e demais medicamentos, mas também auxiliar através de informações em eventos e palestras especiais. O grupo atualmente possui mais de 100 beneficiados nesta faixa etária.

Fonte: Prefeitura de Barueri





Deixe seu comentário