Barueri é um dos mais importantes centros de estágio na área de Saúde

Entidades renomadas de ensino na área de Saúde, da Capital e de toda a região, utilizam a rede municipal de saúde de Encontra Barueri como campo de estágio para os seus alunos dos cursos de enfermagem, fisioterapia, psicologia, radiologia e nutrição.  Por conta da excelência dos serviços prestados e da qualidade dos seus equipamentos, a Secretaria de Saúde de Barueri é sempre requisitada para celebrar convênios com escolas que são modelo de ensino na área em nível técnico e graduação no ensino superior.

É o caso do Centro Universitário São Camilo (graduação em enfermagem), Mackenzie-Tamboré (graduação em fisioterapia), PUC-Barueri (graduação em psicologia e fisioterapia), Unip – Universidade Paulista (graduação em nutrição); além da Etec-Barueri (técnico em enfermagem), Escola Jardins (técnico em enfermagem e radiologia), Instituto Foyer (técnico em enfermagem) e Escola São Bernardo (técnico em enfermagem). Esses estágios curriculares, sem remuneração, obedecem a uma determinação do Ministério da Educação (MEC) e servem como complementação de carga horária para a conclusão dos cursos.

 

Segundo o secretário da pasta, médico Mauricio Tundisi, “aqui são aplicados também aos estagiários os valores cultivados pela Secretaria de Saúde na relação com os seus funcionários como: profissionalismo, criatividade, respeito e credibilidade”. Ele informa ainda que recebe muitos pedidos de estágios, mas que não pode atender a todos por motivos técnicos. “Tem que haver um limite de alunos em cada setor para não atrapalhar o andamento dos serviços”, esclarece.

 

Estrutura completa

Todos os representantes das instituições foram unânimes em destacar a estrutura do serviço de saúde de Barueri e a receptividade dos seus profissionais para com os estagiários. O Professor doutor Roberto Rodrigues Ribeiro, diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie (Campus Alphaville/Tamboré), disse que “a rede de saúde de Barueri nos dá a chance de trabalhar com casos reais”.

 

A professora Lucilene Luciano, diretora da ETEC- Escola Técnica Estadual de Barueri lembra “das boas condições que são dadas aos alunos pela grande estrutura da rede municipal de saúde de Barueri”.





 

A professora Tatiana de Paula Oliveira, coordenadora de estágios do Curso de Fisioterapia da Pontifícia Universidade Católica (Campus-Barueri), afirmou que “no ambulatório de fisioterapia eles podem interagir com ótimos profissionais e trocar experiências que lhes proporcionam um bom aprendizado”. Também, a professora doutora Fátima Regina Pires de Assis, coordenadora de estágios do Curso de Psicologia da mesma Universidade, disse que “o município surpreende positivamente pelo seu trabalho em rede no atendimento à população e pelo interesse na produção do conhecimento”.

A professora Daniela Fagioli Masson, coordenadora auxiliar do Curso de Nutrição da Universidade Paulista – UNIP (Alphaville e Anchieta), conclui que “os estágios em Barueri proporcionam vivência profissional, porque a Prefeitura possui um trabalho intenso com destaque na área da Saúde”.

Ademir Pereira Osório, coordenador geral da Escola São Bernardo de Carapicuiba, que oferece Curso Técnico de Enfermagem, declara. “Sabemos que a Saúde de Barueri está entre as 10 melhores do Estado. Os nossos alunos têm muito a ganhar com esta parceria já que contam com uma infraestrutura e organização que atende a todas as necessidades”.

Anselmo Vieira, diretor da Escola Jardins, que oferece Cursos Técnicos de Enfermagem e Radiologia, em Barueri e Carapicuiba, explica que “os alunos são bem recepcionados pelos profissionais de toda a rede de Saúde, além do fluxo de paciente ser bem alto o que contribui muito com a aprendizagem dos nossos alunos”.

Bruna Bueno, enfermeira Responsável Técnica pelo Curso Técnico de Enfermagem do Instituto Foyer, de Jandira, lembra que “nos últimos 7 anos a Secretaria de Saúde vem permitindo aprender a fazer um atendimento à população com integridade, ética, qualidade e competência profissional”.

O professor doutor padre Christian de Paul de Barchifontaine, reitor do Centro Universitário São Camilo, que oferece graduação em Enfermagem, lembra “da possibilidade de vários horários já que muitas UBS atendem até 21 horas e a demanda é muito grande; além da oportunidade de praticar a atividade e interagir junto à comunidade”. Da mesma Universidade, a professora Denise Augusto da Costa Lorencetti, coordenadora do Curso de Enfermagem, destaca que “as UBS possuem um grande número de atendimentos e uma grande concentração de especialidades”.

Fonte: Prefeitura de Barueri





Deixe seu comentário