Banco de Sangue de Barueri lembra o Dia Mundial do Doador com apelo para mais doações

O Banco de Sangue guia de Barueri, que funciona no Hospital Municipal em parceria com a Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo, participou das comemorações do ‘Dia Mundial do Doador’, 14 de junho, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004, como reconhecimento do importante papel que os doadores de sangue têm na vida de milhões de pessoas que dependem de transfusão.

Mesmo com todos os esforços dos governos e das entidades que cuidam do assunto, a questão da doação de sangue ainda permanece crítica para a grande maioria dos países porque a sua disponibilidade ainda é escassa em muitos lugares. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da sua população é doadora de sangue, índice bem abaixo do mínimo de 3% recomendado pela OMS.

Doe sangue, salve uma vida

Com a inauguração do Banco de Sangue de Barueri em agosto do ano passado, ficou bem mais fácil e cômodo para as pessoas realizarem este gesto tão nobre que pode salvar muitas vidas. O serviço, que funciona no Hospital Municipal, tem capacidade para captar até 800 bolsas de sangue/mês. Atende no saguão térreo principal, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.





Quem pode

Estão aptas para doar sangue pessoas com idades entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 kg e boas condições de saúde. Não pode ter feito tatuagem nos últimos 12 meses; não estar em jejum; não ter fumado até 1 hora antes ou ingerido bebidas alcoólicas até 24 horas antes da doação e ter dormido pelo menos 6 horas no dia anterior e não estar com gripe. Mulheres grávidas ou amamentando também não podem.

O doador deve apresentar um documento oficial de identidade com foto. Após a triagem, quando será verificado se a pessoa pode ou não fazer a doação, o Hospital Municipal de Barueri coleta o sangue e a Fundação Pró-Sangue se responsabiliza pelo transporte, processamento e distribuição do material colhido.

Serviço

Quem quiser doar sangue, basta procurar o posto de captação no Hospital Municipal de Barueri, na Vila Porto. Mais informações pelos telefones: (11) 2575-3375 (Banco de Sangue)e 4199-3100 – ramal 3195 (Secretaria de Saúde).

Fonte: Prefeitura de Barueri





Deixe seu comentário