Sobre Barueri

cidade de Barueri

Barueri é um município brasileiro do estado de São Paulo, situado na Região Metropolitana de São Paulo. Sua população estimada em 20 de Setembro de 2008 era de 274.201 habitantes.

Educação

Sua área territorial é de 64,2 km², o que resulta numa densidade demográfica de 4.271,0 hab/km².

A Cidade Barueri possui as melhores escolas da região, tanto é que, as escolas municipais de Barueri, não abrigam somente alunos da cidade, muitos alunos de outras cidades como Carapicuiba e Itapevi. As novas escolas de Barueri possuem auditório, laboratório, catracas, bibliotecas, teatro, salas de informática entre outros. A arrecadação de impostos de Alphaville, possibilita altos investimentos na educação de Barueri. A cidade possui pelo menos uma biblioteca por bairro, que é aberta ao público com acesso a internet de graça.

No bairro da Vila Porto está localizado o Campus Barueri da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), inaugurado em 21 de agosto de 2006, durante as comemorações dos 60 anos da PUC-SP, localiza-se próxima aos bairros de Alphaville e Tamboré. O prédio foi construído com recursos da prefeitura, que desejava uma universidade de ponta na região. O campus oferece cursos de graduação em Economia e Comércio Internacional, Administração de Empresas e Psicologia. Além disso, há 23 cursos oferecidos pela Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão, e o cursinho Foco (Formação Complementar para Vestibulandos).

No dia 17 de Agosto de 2009 foi inaugurado a Faculdade de Tecnologia de Barueri (Fatec Barueri), localizada no centro da cidade, oferece cursos como tecnologia em comércio exterior e tecnologia em transportes terrestres.

O Senai Barueri, inaugurado no dia 29 de Maio de 2009, a escola é fruto de uma parceria entre o Senai-Sp e a prefeitura Municipal. A escola oferece cursos técnicos na área Gráfica e Editorial, além de aprendizagem industrial em Eletrônica e outros cursos com Formação profissional.

Economia

Barueri é um dos principais centros financeiros do estado de São Paulo, e um dos pólos empresariais mais famosos do Brasil.

Sua economia baseia-se em sua arrecadação de impostos, em especial o ISS, proveniente da prestação de serviços. A cidade abriga o bairro de Alphaville, um dos centros empresariais mais renomados do país, contando com sedes e filiais de grandes empresas. Possui a alíquota de ISS mais baixa da Região Metropolitana de São Paulo, que varia entre 2% e 3%, conforme dados da prefeitura de Barueri.

A cidade é a 9ª mais rica do Brasil, com um produto interno bruto (PIB) de R$ 25.483.663, superior à 20 capitais estaduais e grandes cidades do interior do país, sendo o terceiro maior do estado de São Paulo, atrás apenas das cidades de São Paulo e Guarulhos (Região Metropolitana de São Paulo).

Para homenagear a comunidade de moradores desta maravilhosa cidade, o Encontra São Paulo criou o Encontra Barueri.

Blog do Guia da Cidade de Barueri

Receba notícias por e-mail
Cadastre-se e receba este blog por email
 

Cidades de SP: Limites - Cidades Vizinhas

Santana de Parnaíba
Jandira
Itapevi
Osasco
Carapicuíba

Pontos Turísticos


Destaque
Estádio Arena Barueri
A Arena Barueri é o novo estádio municipal da cidade de Barueri, propriedade da Prefeitura Municipal das cidade, sendo administrado a título de comodato pelo Grêmio Recreativo Barueri.

Dados Principais sobre a Cidade de Barueri

Brasão Barueri
Bandeira Barueri

Aniversário:
26 de março
Fundação :
1949
Gentílico:
Barueriense
Area:
64,167 Km²
População
274.201 hab. (2008)
IDH 0,826- elevado
Prefeitura Barueri
Região metropolitana São Paulo

Vídeo sobre a cidade de Barueri
Veja mais vídeos sobre a Cidade de Barueri

Mapa Barueri - Ver outros: Mapa Bairros de São Paulo

 

Moradores ilustres de Barueri

 

   
  Sobre o EncontraBarueri
Fale com EncontraBarueri
Anuncie no EncontraBarueri
Cadastre sua Empresa no EncontraBarueri (grátis)
+Seja um Franqueado EncontraBR


Termos EncontraBarueri | Privacidade EncontraBarueri


Bandeira Barueri