Barueri: Farmácia Municipal distribuiu 1 milhão de remédios no ano 2010

A Farmácia Municipal de Barueri, mantida pela Secretaria de Planejamento, Gestão e Suprimentos da Prefeitura, entregou para o munícipe em 2010 um milhão de medicamentos padronizados gratuitos.

Somente nas 16 UBS (Unidades Básicas de Saúde) foram entregues 747.168. Na Farmácia Central do Jardim São Pedro, a quantidade foi de 180.139 unidades, mais 20.257 medicamentos de alto custo.

Esses números mostram o aperfeiçoamento que a Prefeitura de Barueri vem executando na Farmácia Municipal, tanto na sua estrutura física que proporciona mais conforto à população, como na variedade de medicamentos oferecidos.

Além da retirada de remédios na Farmácia Central e nas UBS, a Prefeitura mantém, desde 2009, o programa “Medicamento em Casa”, que atende idosos, diabéticos, hipertensos e portadores de deficiência física. O cadastramento é feito nas UBS e no Parque da Maturidade de Barueri. A entrega em domicílio é gratuita e é feita por motoboys.

Lista de medicamentos

Atualmente, a Farmácia Municipal de Barueri mantém 452 itens de medicamentos padronizados gratuitos à disposição dos munícipes. Outro investimento no serviço é o aumento no número de tipos de medicamentos padronizados, lista que é elaborada com base na Relação Nacional de Medicamentos.





População reconhece

A dona Alaíde Basílio, 65 anos, que sofre de pressão alta, não teria todo esse dinheiro para gastar. “Eu pego 6 remédios e retiro mais 10 para meu marido. Se fosse para comprar na farmácia gastaria mais de R$ 200,00, e eu não poderia pagar.”

Para a moradora Flávia Aparecida de Queiroz, 25 anos, o atendimento conta muito. “Acho o serviço eficaz e os funcionários se preocupam com a gente.”

Maria José Gomes, 66 anos, aposentada, reconhece os benefícios da Prefeitura. “Não tenho do que reclamar. Outra cidade não tem o que Barueri tem. Eu moro aqui há 46 anos e vi essa cidade crescer. Aqui o prefeito ajuda muito a quem precisa.”

Airton Malakaiskas, 68 anos, aposentado, utiliza remédios caros.  “Preciso de remédio de alto custo e meu salário não dá para comprar. Retiro aqui na Farmácia Central, onde sou muito bem atendido.”

José Ferreira de Souza, 54 anos, aposentado, usa o serviço para toda a família. “O atendimento de Barueri eu comparo ao de primeiro mundo. Eu retiro remédios para minha família.”

Fonte: Prefeitura de Barueri





Deixe seu comentário