Barueri: Alunos da Fieb passam por triagem auditiva, visual e odontológica

O ano letivo de 2011 está apenas começando, mas a equipe do Departamento de Educação em Saúde da FIEB já está com tudo pronto para iniciar, ainda no mês de fevereiro, a triagem auditiva, visual e odontológica junto aos alunos de todas as unidades da FIEB.

Todos os anos essa triagem é feita com o intuito de prevenir e identificar problemas que possam afetar a audição, a visão e a saúde bucal das crianças e adolescentes, garantindo seu bem–estar, afinal, disso depende o bom rendimento na escola.

O baixo rendimento escolar pode ser causado por diversos fatores, inclusive patológicos. Problemas auditivos, visuais ou bucais, muitas vezes, podem levar a comportamentos que prejudicam o desempenho do estudante, como falta de atenção, distração e preguiça, por exemplo. “A capacidade de comunicação é uma das coisas mais importantes na vida. Problemas que afetem, em qualquer grau que seja, a audição, a visão e o órgão dental podem comprometer seriamente esse importante recurso humano, e isso reflete diretamente no aprendizado. Muitas vezes, esses problemas podem ser facilmente resolvidos, mas se não forem percebidos a tempo, tornam-se dificuldades para o resto da vida”, alerta Ana Paula Martinelli, coordenadora do Departamento de Saúde da FIEB.

Atenta a tudo que possa interferir no desenvolvimento intelectual de seus alunos, a Fieb, por meio da Coordenação Técnica de Gestão da Saúde Escolar, investiu fortemente em profissionais e também em equipamentos para realizar uma triagem segura e responsável. “Foram adquiridos alguns recursos indispensáveis para a realização da campanha: otoscópios, equipamento de emissões otoacústicas (conhecido popularmente como Teste da Orelhinha), impedanciômetro portátil (que realiza a timpanometria), escalas de Snellen, tampões oculares e todos os dispositivos necessários para essa iniciativa. Isso sem contar todo o equipamento integrante dos consultórios odontológicos, como raio X, aparelho de ultrassom e profilaxia, autoclave, localizador apical, entre tantos outros”, detalha Ana Paula.





Também foram mobilizados nove fonoaudiólogas, quatro psicopedagogas, quatro técnicos de enfermagem, sete auxiliares de saúde bucal e onze cirurgiões-dentistas. “Além disso, contamos com a ajuda inigualável dos inspetores, orientadores, coordenadores, professores, diretores, vice-diretores e todos os funcionários da Fieb que se unem em prol do desenvolvimento e bem-estar dos nossos alunos”, lembra a coordenadora.

Funcionamento

A triagem começará com os alunos do Ensino Fundamental até chegar ao Ensino Médio Regular e Técnico (Integrado) mediante prévia autorização dos pais ou responsáveis pelos estudantes menores de 18 anos. Se detectado algum problema, a equipe do Departamento de Saúde da Fieb encaminhará o estudante a um especialista.

Os procedimentos não devem demorar mais do que 15 minutos e não geram qualquer tipo de dor ou desconforto. São processos simples e devem ser feitos ao mesmo tempo para que o aluno não precise deixar a sala de aula mais de uma vez. Essa campanha acontecerá todos os anos, durante todo o ano letivo, pois será realizada gradualmente. Os exames serão digitados e compilados estatisticamente, ao mesmo tempo que cada especialista da equipe encaminhará o aluno com necessidades de tratamento para os profissionais competentes.

Fonte: Prefeitura de Barueri





Deixe seu comentário