Um grande aquário, onde o visitante passeia entre peixes e outros animais marinhos, todos feitos de materiais recicláveis. A iniciativa, da escola Takechi Takau, da Vila São Silvestre, mantida pela Secretaria de Educação de Barueri, foi mais uma forma encontrada pelos professores da unidade para incentivar a consciência ambiental entre os estudantes.
A ação é em continuidade a um projeto da professora Neusa de Fátima César Lopes, intitulado “Amazônia” – por ter sido bem aceito pela escola, o programa acabou se tornando uma atividade interdisciplinar.
O “aquário” foi montado na sala de biblioteca da escola. A exposição do fundo do mar tem peixes de vários materiais recicláveis, como bandejas de papelão, CDs, disco de vinil e caixa de hambúrguer. Animais como vitória regia, água viva, ostra e tartaruga estão presentes no grande aquário, tudo para aguçar a imaginação das crianças incentivando a preservação dos mares e rios.
Os alunos também trabalharam o folclore brasileiro, com desenhos retratando lendas como a do bumba meu boi, Yara, mula sem cabeça e curupira; resgate de danças, e brincadeiras antigas, como pião, bambolê, peteca e passa anel; e músicas como “Escravos de Jó”, “Pirulito que bate bate” e “Como pode o peixe viver fora da água fria”.
Fonte: Prefeitura Barueri
Mais notícias sobre Barueri:
- Estreante no Paulista, handebol de Barueri é vice campeão
- Representantes de Barueri são aguardados para audiência pública sobre a reorganização da Região Metropolitana
- IPTU de Barueri vence em 28 de março e 29 de abril
- Defesa Civil de Barueri oferece curso gratuito de pilotagem de moto, no sábado (27)
- Fest Gospel: Barueri recebe inscrições até o dia 10 de agosto