Motociclistas da Guarda de Barueri concluem treinamento aplicado pelo Exército

Componentes do Grupo Tático de Motos (GTM) da Guarda Municipal de Barueri concluíram na sexta-feira, dia 19, o Estágio de Motociclista Militar. O curso teve duração de seis semanas e foi realizado no 2º Batalhão de Polícia do Exército Brasileiro, localizado no Jardim Piratininga, na cidade de Osasco.

De acordo com o coordenador do curso, capitão Peter Silva Júnior, o Estágio de Motociclista Militar, realizado pela Polícia do Exército Brasileiro há quase sessenta anos, teve por objetivo “capacitar os militares e os guardas municipais a realizarem escoltas de comboios militares e de autoridades”, explicou o militar.

Na primeira fase foram transmitidas instruções sobre Técnicas de Pilotagem, Legislação de Trânsito e Primeiros Socorros. Depois, os agentes da segurança municipal descobriram as Características do Batedor, Mecânica de Moto, Técnicas Avançadas de Pilotagem, Técnicas de Escolta e o Deslocamento em Vias de Trânsito.





A terceira etapa do curso foi composta pelo exercício prático de missões de escolta nas vias de trânsito. “No início, houve um pouco de receio, pois a prática ocorreu no trânsito da cidade de São Paulo, entretanto, o receio logo desapareceu com a utilização das técnicas transmitidas pelos instrutores”, destacou o classe distinta (CD) da Guarda de Barueri, Leandro Hengles Siqueira.

O classe distinta comentou sobre o exercício em que o comboio precisava transpor a avenida 23 de Maio, em direção ao Credicard Hall, às sete e meia da manhã. “Fizemos a ‘limpa faixa’, fechamos os cruzamentos e em menos de cinco minutos conseguimos percorrer toda a extensão da avenida,sem que houvesse grandes prejuízos à circulação dos demais veículos”, relembrou o CD Hengles.

Estágio de Segurança e Proteção de Autoridades

No mês de junho deste ano, integrantes da Guarda de Barueri participaram do Curso de Segurança e Proteção de Autoridades que foi realizado no 8º Batalhão de Polícia do Exército Brasileiro.

No treinamento os agentes de segurança de Barueri receberam instruções sobre as medidas que visam garantir a integridade física e moral de autoridades (chefes de estado, juízes, promotores, dentre outros).

Fonte: Prefeitura Barueri





Deixe seu comentário