No dia 15, a Escola Elvira Lefevre Salles Nemer, do Jardim São Pedro, mantida pela Secretaria de Educação em guia de Barueri, recebeu a visita do jornalista Gumercindo Rocha Dorea Filho, da revista “Incluir” – veículo conhecido entre os profissionais que trabalham e ajudam as pessoas com deficiências. A matéria abordará o acesso e os recursos educacionais que as escolas oferecem aos alunos deficientes.
O bate-papo foi com a equipe de gestão da escola, o diretor técnico de supervisão escolar Expedito Alves Filho, das professoras Tieko Hirano, da Sala de Deficiência Visual (DV), e Heyde Aparecida Pereira de Jesus, do Atendimento Educacional Especializado (AEE).
O diretor escolar, Reinaldo Ribeiro Junior, falou do compromisso que as escolas têm de inserir essas crianças no ambiente escolar normal. “Essas crianças são normais, só são especiais. Mas devemos tratá-las da mesma forma, e ensinar às outras a respeitá-las”, afirmou.
O diretor técnico de supervisão escolar, Expedito Alves Filho, explicou o que as escolas de Barueri fazem para dar a devida atenção aos estudos e acesso a essas crianças. “Há todo um cuidado quando a criança é matriculada, de saber se tem laudo médico, por exemplo. Se não tem, é encaminhada à Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, onde há profissionais que vão avaliá-la. Depois a criança terá todo um acompanhamento de um profissional na escola.”
A equipe de reportagem visitou as dependências da escola tirando fotos dos acessos como: rampas, banheiros adaptados e elevadores. E no final das salas de Deficiência Visual (DV) e Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Fonte: Prefeitura de Barueri
Mais notícias sobre Barueri:
- Programa da Prefeitura de Barueri incentiva leitura e forma nova turma
- Quatro encapuzados assaltam hotéis em Barueri
- Especialista da USP dá palestra sobre sexualidade no Caps Infantil, da Saúde de Barueri
- 15 municípios estarão em Barueri durante os Jogos da Terceira Idade
- Meio Ambiente de Barueri abre inscrições para cursos gratuitos de educação ambientais