Terceiro Centro Comunitário de Barueri é inaugurado no Engenho Novo

Autoridades participaram, na tarde do dia 2 de julho, da cerimônia de inauguração do terceiro Centro Comunitário de Barueri, coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Ações Sociais e Cidadania da Prefeitura, na região do Engenho Novo. O evento atraiu centenas de pessoas.

Apontado como um dos mais completos equipamentos sociais da cidade, o Centro abrigará atividades ligadas à capacitação, geração de renda, trilhas do Programa Bairro-Escola, esportivas, culturais, educativas e de lazer, dirigidas para moradores da região, de todas as idades.

Em uma área construída de 3.067 m², em um terreno de 9.530 m2, o equipamento social é o terceiro que o Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Ações Sociais e Cidadania coordenam em Barueri. O local era um campo de futebol abandonado, mais conhecido como “Vila dos Sapos”.

Centros

O primeiro Centro Comunitário da Prefeitura foi construído na rua Hercília Barbosa, e o segundo é o “Jaraguá-Mirim”, ambos no Parque Imperial. Até o final do ano deverão ser inaugurados mais dois Centros Comunitários na cidade – um no Parque dos Camargos e outro no Jardim Paraíso.

A cerimônia de inauguração no Engenho Novo contou com a presença de diversas autoridades:  prefeito de Barueri, Rubens Furlan; vice-prefeito e secretário de esportes, Carlos Zicardi; deputada federal Bruna Furlan; secretária voluntária de Ações Sociais e Cidadania e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sônia Furlan; presidente da Câmara Municipal de Barueri, Josué Pereira da Silva (Jô); vereadores José de Melo e Zetti “Bombeirinho”; e ainda diversos secretários municipais, familiares do homenageado João Ricardo Pelucio Rosa, funcionários, convidados e comunidade da região.

“Barueri era uma pobre cidade rica. O exemplo está aqui, de Vila dos Sapos para um Centro Comunitário de quase 10 mil metros quadrados, um equipamento social completo. Se a nossa cidade é rica, a vida do nosso povo também tem que ser de rico, ter o melhor atendimento em tudo, com os melhores hospitais, escolas e outros equipamentos públicos, como esses são oferecidos nos Centros Comunitários onde crianças, jovens e adultos terão acesso às atividades que mais se interessarem, seja para aprender, aperfeiçoar ou para se divertir, enfim, um local que só trará benefícios para o povo. Já podemos dizer que para nossas crianças hoje a atividade mais importante que ela tem é a escola, e em segundo lugar é o Centro Comunitário. Felicidades e que Deus abençoe todos que frequentarem esse local”, afirmou o prefeito Furlan.





“O governo de Barueri atende a todas as necessidades da nossa população. Equipamento como este complementa o atendimento público. Aqui nos preocupamos em oferecer às crianças e adolescentes atividades esportivas, culturais, educativas e urbanas no contraturno escolar e para os adultos, principalmente para as mulheres, cursos de capacitação e geração de renda de todos os tipos. Temos também atividades de integração com a comunidade, fazendo com que ela exerça sua cidadania. No Centro Comunitário a voz da comunidade é ouvida. O espaço é de todos e para todos do bairro”, explicou Sônia Furlan.

A deputada federal Bruna Furlan comemorou a inauguração do Centro Comunitário. “Ao ver a população de Barueri recebendo um equipamento social de alta tecnologia como este, podemos comprovar o quanto a administração pública municipal respeita e investe no seu povo. Esse é um espaço para os filhos de Barueri, crianças que serão os adultos de sucesso de amanhã”, falou a deputada, que também comemora a conquista de investimento de 600 unidades habitacionais, no valor de R$ 50 milhões, prometidas para Barueri pelo governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Para o vice-prefeito Carlos Zicardi, o Centro Comunitário reforça a determinação do governo Furlan de realizar o “maior governo social da história de Barueri”. “Vejo que isso já é uma realidade, e vou fazer tudo que está no meu alcance como vice-prefeito, secretário e filho de Barueri para que isso se fortaleça cada vez mais. Com certeza estamos conquistando uma qualidade de vida cada vez melhor para a nossa população.”

Tanto o presidente da Câmara como os demais vereadores ressaltaram a importância para a comunidade local do investimento da prefeitura na construção de um equipamento social desse porte, onde serão oferecidas atividades diversas aos moradores de todas as idades. “A preocupação do prefeito é com a população, com a qualidade de vida do nosso povo. Temos orgulho de ajudar o executivo aprovando ações como estas que tiram as crianças das ruas e ainda promovem ajuda para as suas famílias”, concordaram os três vereadores presentes.

Joãzinho

“Foi preciso acontecer uma tragédia na minha casa para vermos o quanto Joãozinho era querido por todos no bairro. Estamos muito agradecidos. Hoje o nome do meu irmão será eternizado nesse local, que tanto os meus pais, como eu e minha filha vamos frequentar com certeza”, afirmou Ana Carolina Pelucio Rosa.

A festa de inauguração apresentou algumas das atividades que serão oferecidas no Centro Comunitário, como a Escola de Circo “Picadeiro Solidário”, do ex-palhaço Bozo e apresentador do SBT Luís Ricardo, que foi mestre de cerimônias das apresentações circenses. Outra atração do evento ficou por conta da apresentação das trilhas “Free Step Dance”, “Ballet” e “Jazz”.





Deixe seu comentário