Semana de Prevenção da Gravidez na Adolescência reúne centenas de jovens em Barueri

Cerca de 600 jovens, estudantes, alunos das escolinhas de esporte e membros de associações religiosas e entidades de apoio, participaram do encerramento da 7ª Semana de Orientação e Prevenção da Gravidez na Adolescência, realizado no Centro de Eventos, nesta quarta-feira, 17.

Promovido pela Prefeitura de Barueri, com apoio da UBE (União Barueriense dos Estudantes) e do Comad (Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas), o evento contou com a apresentação do Quarteto da Orquestra Experimental de Barueri, no saguão, onde também foram expostos os trabalhos realizados pelos alunos da rede escolar, em 2010.

Acompanhados por alguns pais, educadores e monitores, os adolescentes ouviram a palestra do médico psiquiatra Jairo Bouer, especialista em sexualidade humana, referência em saúde e comportamento jovem, que organizou um “bate papo” em que todos tiveram a chance de perguntar e esclarecer suas dúvidas sobre o assunto; além de receber informações e orientações sobre os riscos de uma gravidez na adolescência e as consequências de uma paternidade precoce.





Bouer falou também sobre os riscos da DST/Aids, impactos psicológicos, emocionais,     complicações físicas, proteção e métodos anticoncepcionais. Ele informou sobre uma pesquisa do Ministério da Saúde que revela um número de 15 a 20 meninas, entre 100, que engravidam antes dos 18 anos. Falou de outra pesquisa que mostra a prática sexual entre pessoas cada vez mais jovens, antes dos 15 anos. “É muito mais comum do que gente imagina e o papel da escola é fundamental nesse processo de informação e educação dos adolescentes”, disse.

O programa é desenvolvido por uma comissão multidisciplinar formada por representantes de cinco secretarias municipais (Saúde, Educação, Cultura e Turismo, Esporte e Ações Sociais e Cidadania). Durante todo o ano esse comitê mantém-se atuante organizando palestras, oficinas e trabalhos sobre o tema com os alunos da rede municipal de ensino; além de reuniões entre seus membros para discussão dos métodos aplicados e apresentação dos relatórios das ações executadas.

Estiveram também prestigiando o evento os secretários municipais: médico Mauricio Tundisi (Saúde), que falou na abertura; Getulio Fogaça de Azevedo (Cultura e Turismo); Luciana Rohn (Direitos da Pessoa com Deficiência); e a vice-presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valéria Fugii, que falou pela presidente do Fundo Social de Barueri e secretária de Ações Sociais e Cidadania, Sonia Furlan; além de representantes das secretarias de Educação, Esportes e do Arsenal de Guerra de Barueri, e da presidente do Conselho da Mulher, Elisabeth Biondo.

Fonte: Prefeitura de Barueri





Deixe seu comentário