Pronto-Socorro Infantil de Barueri fez mais de 134 mil atendimentos em 2010

“Quem chega a Barueri, na Grande São Paulo, e olha o imponente prédio de vidro espelhado, cercado de grama e flores, no centro da cidade, não imagina que lá funciona uma das mais modernas e bem equipadas unidades públicas de saúde infantil do estado”, escreveu uma repórter de um grande jornal de São Paulo, quando esteve em visita ao município no ano passado. O serviço, que conta com um corpo especializado de médicos, enfermeiras e pessoal de apoio, realizou em 2010 mais de 134 mil procedimentos médicos de urgência e emergência.

“As instalações com motivos infantis, como a árvore com o macaco pendurado que fornece as senhas para os pacientes, os cestos de lixo seletivo em formato de bonecos, nuvens, arco-íris, brinquedoteca, sala de leitura e muitas crianças brincando lembra um parque infantil, que atrai pessoas de municípios vizinhos, inclusive da capital e até os ricos de Alphaville”, afirmou a jornalista em texto publicado no Diário de São Paulo.

Como tantas outras pessoas que passam pelo local, ela ficou impressionada com o Pronto-Socorro Infantil municipal, que funciona ininterruptamente desde o mês de março de 2007. Mas o seu diferencial não está só na ousadia da sua arquitetura, que o destaca na paisagem do centro da cidade, mas sim na qualidade do atendimento e nos equipamentos de última geração que fazem com que aquele serviço médico esteja credenciado como um dos melhores do Brasil.





Atendimento diferenciado

As ações diferenciadas que são executadas na sua rotina de atendimento caracterizam-no como um serviço só encontrado em países de primeiro mundo e provocam a admiração de todos que, até então, não estavam acostumados com esse tipo de acolhimento na rede pública de saúde.

Dotado de sistema “on line” de prontuário eletrônico o PSI oferece, além do atendimento médico, aulas de reposição durante o período de internação dos pequenos pacientes, que são ministradas por uma professora da rede municipal, para que não haja interrupção na sua aprendizagem escolar. São desenvolvidas também atividades na brinquedoteca, com sala de leitura e brinquedos lúdicos.

Estrutura

A capacidade de atendimento do Pronto-Socorro Infantil é de 500 pacientes/dia. Conta também com 7 consultórios, 8 quartos com 2 leitos e poltrona para acompanhante, sala de emergência e observação com 12 leitos, 4 salas de isolamento e salas para medicação, soroterapia, pré-consulta, radiografia, curativo/sutura, coleta, inalação, farmácia e administração; além de salões de espera, brinquedoteca, fraldário e sala para reposição de aulas.

Fonte: Prefeitura de Barueri





Deixe seu comentário