Programa de educação no trânsito do Demutran de Barueri envolve comunidade

O programa Educando Hoje o Futuro de Amanhã, desenvolvido pelo Demutran (Departamento de Trânsito de Barueri), órgão vinculado à Secretaria dos Assuntos de Segurança da Prefeitura de Barueri, apresentou uma novidade para este ano. O projeto de educação no trânsito, que no ano passado atendeu mais de 8400 crianças com idade entre quatro e seis anos, passou a incluir a participação da comunidade, através de reuniões com pais ou responsáveis dos alunos contemplados pelo programa.

Durante o período escolar, os orientadores do NET (Núcleo de Educação de Trânsito) do Demutran levam para as escolas municipais de educação infantil teatro de fantoches, brincadeiras e palestras que falam sobre as regras e os cuidados que se deve ter no trânsito. Uma minipista de lona é montada com placas de trânsito, faixa de pedestre e semáforo para cada aluno andar de bicicleta e praticar os conceitos aprendidos.

Em outra etapa, a equipe do NET retorna à unidade escolar para compartilhar com os pais dos alunos experiências sobre o trânsito, por intermédio de dinâmicas, exibição de vídeos e bate-papos. “É uma parceria entre o Demutran, a Secretaria de Educação (através das escolas) e a comunidade para promover a paz e a harmonia no trânsito”, explicou Cláudio Esperidião dos Santos, responsável pelo NET.

Emeif José Emídio de Aguiar

Nos dias 4 e 5 de abril, foi a vez da Emeief José Emídio Aguiar, no Jardim Barueri, receber o programa de educação para o trânsito do Demutran. “Os alunos ficam muito felizes porque é uma novidade. E eles aprendem praticando, é como se fossem motoristas mirins”, contou a professora de educação infantil Elodie Duarte Lima Andrade.





O agente de trânsito Sérgio Oliveira Silva, que orientava os alunos no minicircuito, comentou que o trabalho com as crianças é o caminho para tornar o trânsito mais solidário. “Eles, conhecendo as regras de trânsito, podem ajudar na orientação dos pais. Eu tenho filho e quando ele chama minha atenção é uma coisa que marca”, relatou.

Na noite de quinta-feira, 7, os orientadores do NET voltaram para a escola José Emídio de Aguiar para conversar com os pais dos alunos. As atividades envolveram questões sobre o trânsito local da cidade, como desenvolvimento industrial da região, número de veículos licenciados em Barueri, quantidade de cartões de idosos emitidos pelo Demutran e acidentes de trânsito registrados no município.

Resultado

“Mamãe, se você me ama de verdade, toda vez que a gente passear de carro, tem que usar o cinto e a cadeirinha”, pediu, conforme relato de seus pais, Francisco Palma (quatro anos), aluno da pré-escola da Emeief José Emidio de Aguiar, após integrar o programa do Demutran.

O primeiro encontro envolvendo os responsáveis pelos alunos aconteceu no final de março, na Emei Rogélio Lopez Recarey, no Vale do Sol e teve a presença de cerca de 80 pessoas. “Alguns pais relatam que, após a visita do Demutran na escola, seus filhos passaram a mudar o próprio comportamento e a cobrar uma postura mais segura e solidária no trânsito”, informou Fernanda Brito, orientadora do NET.

Na terça-feira, 12, o programa trabalhará com os estudantes da Emei Benedito Venâncio, no Jardim Reginalice, e também com os seus pais na sexta-feira, 15, às 13 horas.

Fonte: Prefeitura de Barueri





Deixe seu comentário