Prefeitura de Barueri inicia atividades para lembrar o Dia Mundial do Diabetes

A Secretaria de Saúde de Barueri já está se antecipando com atividades para lembrar o “Dia Mundial do Diabetes”, comemorado em 14 de novembro. A data foi instituída pela Federação Internacional de Diabetes, entidade vinculada à Organização Mundial da Saúde, para servir como marco de alerta e conscientização dos profissionais da saúde e da população em geral sobre essa doença que já afeta cerca de 15 milhões de brasileiros.

Nesta terça-feira, dia 6, o setor de Especialidades Médicas, localizado no Jardim São Pedro, dedicou aos usuários daquele serviço e seus acompanhantes um ‘dia do diabetes’ com atividades de educação e prevenção, quando as enfermeiras Leila Costa, Francesca Martins e Mercedes Moratto deram palestras e mostraram um vídeo de 8 minutos com um desenho explicativo sobre a doença. Eles também receberam um livreto informativo sobre a diabetes, além de um kit com barras de cereais e suco dietético.

Está programado para o dia 14 de novembro uma série de atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, com palestras e ações de prevenção para os seus usuários, que serão realizadas pelos profissionais da rede de saúde. Também serão distribuídos panfletos explicativos sobre os sintomas da doença e como fazer para preveni-la.





Atendimento exclusivo

Barueri possui uma rede de atendimento e cuidados exclusiva para pessoas com diabetes, que inclui a distribuição gratuita de medicamentos e outros insumos, além da assistência de equipe multiprofissional (médicos, enfermeiros e nutricionistas) nas UBS e no Ambulatório de Especialidades.

A Secretaria de Planejamento e Gestão de Barueri desenvolve o programa “Viver Melhor com Diabetes”, desde novembro de 2009, que ajuda cerca de 100 pessoas diabéticas na faixa etária entre 0 e 20 anos, orientado também os pais a conviver com o diabetes tipo 1, de modo a não interferir na rotina comum da família. A medida prevê eventos especiais para essas famílias, como: brincadeiras, reuniões festivas, cinema, teatro e excursões.

Sintomas e grupos de risco

Os principais sintomas do diabetes são: sede constante, emagrecimento rápido, fome exagerada, cansaço inexplicável, muita vontade de urinar, má cicatrização de ferimentos e visão embaçada. O grupo de risco é formado por pessoas obesas e sedentárias, idosos, filhos de gestantes com diabetes e pessoas com colesterol alto e pressão arterial elevada.

Fonte: Prefeitura Barueri





Deixe seu comentário