Prefeitura de Barueri apresenta Plano Municipal de Saneamento Básico

A Prefeitura de guia Barueri, através da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, realizou na segunda feira, 5, uma audiência pública para discutir o Plano Municipal de Saneamento Básico – Setorial de Água e Esgoto, na Câmara Municipal de Barueri.

O plano atende à Lei Federal de Saneamento nº 11.445/2007 e tem o objetivo de estabelecer as diretrizes para a prestação dos serviços públicos de saneamento, nesse caso específicos para o abastecimento de água tratada e o tratamento do esgoto da cidade.

A audiência contou com a presença do secretário de Meio ambiente, Marco Antonio de Oliveira (Bidu); do superintendente da região oeste metropolitana da Sabesp, Milton de Oliveira; do diretor do departamento de Controle Ambiental da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, Ricardo Pinto Filho; e da presidente do Fundo Social de Solidariedade de Barueri, Sônia Furlan.

Segundo Milton de Oliveira, o plano pretende manter o atendimento da população urbana com água tratada de qualidade e a universalização de 100% de esgoto tratado, de forma adequada à saúde pública e à proteção do meio ambiente para toda cidade de Barueri até o ano de 2018. Trabalho que já vem sendo executado desde o ano de 2009, numa parceria entre a Prefeitura e a Sabesp – o contrato foi firmado até o ano de 2040.





O superintendente da região oeste metropolitana da Sabesp informou que serão investidos cerca de R$ 50 milhões no município, e as atividades realizadas em curto prazo serão: despoluição dos córregos, extensão da rede de água e extensão da rede de tratamento de esgoto.

Ricardo Pinto Filho, diretor do departamento de Controle Ambiental da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri, explicou que esse trabalho se preocupa com a saúde dos munícipes, já que o tratamento adequado da água e de esgoto reflete diretamente numa diminuição no atendimento nas redes de saúde. Com essa preocupação será implantado o programa “Pró-água”, que será destinado ao controle da qualidade do produto fornecido, além de supervisionar a concessionária e orientar os cidadãos quanto à conservação e o uso racional da água.

Ricardo salientou que a maior unidade de tratamento de água da América Latina está situada em Barueri, e os investimentos e reformas feitas pela concessionária no local irão agilizar de forma considerável o tratamento do esgoto da cidade.

O plano municipal foi exposto e aceito pelos presentes, que puderam expor suas dúvidas e sugestões, recebidas e discutidas com seriedade pelos técnicos.

“Nosso trabalho é sempre realizado em prol da população e do meio ambiente, por isso esse investimento tão importante no saneamento básico da nossa cidade”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente de BArueri, Marco Antonio de Oliveira (Bidu).

Fonte: Prefeitura de Barueri





Deixe seu comentário