Peça baseada em Guimarães Rosa estará em Barueri no sábado (15)

A poeira avermelhada sobe do chão batido de terra seca num vilarejo escondido entre as montanhas. A geografia mineira conduz a história de Maria Miss, sertaneja sensível e sonhadora que, quando menina, teve a virgindade negociada pelos pais com um dos membros da família Lopes. Adaptação inédita de Evill Robouças para o conto Esses Lopes (publicado no livro Tutaméia), de João Guimarães Rosa, o espetáculo estará no Teatro Municipal de Barueri no sábado, 15 de setembro, às 20 horas, com entrada gratuita.

O projeto é idealizado por Tania Casttello, que atua ao lado dos atores Daniel Alvim e Cacá Amaral (destaque na minissérie O Brado Retumbante), como ator convidado.

A peça estreou em maio, “quero bem a esses maios, o sol bom, o frio de saúde, as flores no campo, os finos ventos maiozinhos” (trecho de Grande Sertão:Veredas), nos 45 anos da morte de Guimarães Rosa (1908-1967) e do lançamento do livro Tutaméia. “Esses Lopes” é o primeiro conto do escritor mineiro sob o ponto de vista feminino. A história gira em torno de Flausina, que desejava se chamar Maria Miss, uma espécie de “heroína torta”, que narra, por meio de suas lembranças, sua trajetória a partir de quando seu destino se cruza com o dos irmãos Lopes. Cacá Amaral e Daniel Alvim dobram os papéis para viver os quatro irmãos e um primo da família Lopes.





Ambientado no sertão mineiro na década de 60, Guimarães Rosa recria a linguagem regional de forma extremamente elaborada. Evill Rebouças observa que a narrativa de Guimarães Rosa possibilita infinitas leituras poéticas, contudo na adaptação para o teatro foi importanteuma recriação a partir do seu ponto de vista. “O belo no conto de Guimarães Rosa é o modo como ele mostra o silêncio de uma mulher subjugada. Maria Miss sofre as piores atrocidades físicas e morais, mas no seu silêncio ela traça a liberdade”, comenta.

Serviço:

Evento:MARIA MISS

Data: Sábado, 15 de setembro, às 20 horas

Local:  Teatro Municipal de Barueri

Endereço: Rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 245, Jardim dos Camargos

Faixa etária: 14 anos

Valor: Gratuito

Informações: 4198- 0972 e 4706-1381

Fonte: Prefeitura Barueri 





Deixe seu comentário