Integrantes do JCC da Guarda de Barueri fazem curso de oratória

Os orientadores do Programa Jovens Construindo a Cidadania (JCC) da Guarda Municipal de Barueri participaram, durante a segunda quinzena do mês de abril, do Curso Prático de Oratória “Comunicação e Expressão Pessoal – Técnicas para Falar em Público”, no Instituto Fale Bem, instituição direcionada ao treinamento e à quebra de traumas relativos à fala.

Durante as 5 horas de treinamento, os guardas municipais do Programa JCC receberam instruções sobre as “Práticas intensivas de oratória”, “Técnicas para falar em público: Vícios de linguagem”, “Postura, gestual, movimentação, medo, ansiedade e estruturação do discurso”, “Uso correto do microfone”, “Como falar corretamente em congressos, palestras, reuniões”, “Apresentar Projetos de Negócio”, “Dar entrevistas diante das câmeras”, “Falar ao apresentar-se a uma banca” e como “Presidir Solenidades”.

“Colocaremos em prática os conhecimentos adquiridos não só durante as orientações com os jovens alunos das escolas participantes do programa JCC, como também em ONGs, empresas e outras instituições que solicitam nossas palestras sobre prevenção ao uso indevido de drogas, Cidadania, violência e criminalidade, dentre outros temas”, disseram os guardas municipais orientadores do Programa Jovens Construindo a Cidadania.





Programa é inspirado em versão americana

O modelo barueriense é uma adaptação do projeto Jovens Contra o Crime, originado nos Estados Unidos, onde a polícia atua em parceria com escolas e comunidades na prevenção da violência.

Nos Estados Unidos, o YCWA – Youth Crime Watch of America, foi criado em 1979 pelo Grupo de Observação Criminal da Flórida. Na ocasião, comovidos por acompanharem o estupro de uma criança de 12 anos, moradores de Miami iniciaram o programa de autoafirmação da juventude.

No Brasil, a doutrina foi apresentada em 1999 pela Polícia Militar da região de Bauru, através de intercâmbio com diretores do YCWA.  Com algumas variações em função da cultura brasileira e da estrutura institucional, nascia o JCC do Brasil.

Contato

Para outras informações entre em contato com os orientadores do Programa Jovens Construindo a Cidadania da Guarda Municipal de Barueri por meio do número telefônico 4163-3782 ou envie mensagem pelo e-mail gmb.comunitaria@barueri.sp.gov.br .

Fonte: Prefeitura Barueri





Deixe seu comentário