Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Barueri é o 15º maior do Brasil

O Ipresb – Instituto de Previdência dos Servidores Municipais de Barueri está colocado em 15° lugar no ranking brasileiro de patrimônio financeiro, entre as entidades de Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), com um saldo de 225 milhões de reais, conseguido em apenas 4 anos de funcionamento. A lista foi publicada na edição nº 216, de junho de 2010, da revista “Investidor Institucional,” publicação brasileira especializada em mercado de finanças.

É importante destacar que, entre os primeiros colocados, encontram-se regimes próprios de 5 Estados e de 2 capitais que existem, em sua grande maioria, há mais de 10 anos. Desse modo, a situação patrimonial do Instituto está acima da maioria dos Estados e das Capitais do Brasil, no que diz respeito ao patrimônio capitalizado.

O que é o Ipresb

O Instituto é uma autarquia municipal criada em outubro de 2006, quando os servidores se desvincularam do Regime Geral de Previdência Social – RGPS, do INSS, por força de Lei municipal, e se transferiram para o regime estatutário que transformou seus empregos públicos em cargos efetivos. Administra as contribuições recolhidas na base de 11% dos salários de cada servidor efetivo, descontados de sua remuneração, e também aportes da parte patronal, na faixa de 18,1%, a partir de janeiro de 2011, da Prefeitura, Câmara Municipal, Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb) e do próprio Instituto.





Conta atualmente com cerca de 9.300 segurados, tendo já concedido 8 aposentadorias por invalidez e 34 benefícios de pensão por morte. Por mês, paga aproximadamente 200 auxílios doença, 50 salários maternidade e 30 auxilio doença por acidente.

Para o Prefeito Furlan, essa colocação do Ipresb entre os 15 maiores do Brasil comprova que em Barueri tudo é muito bem organizado e funciona dentro dos padrões de competência e lisura no trato com o dinheiro público. “Estão de parabéns todos aqueles que fazem parte do Ipresb, desde segurados, funcionários e a sua administração”, disse.

Transparência

A distribuição dos recursos, por tipos de investimentos, e toda a movimentação financeira como arrecadação e despesas, inclusive da parte administrativa do próprio Instituto, encontra-se à disposição no site do Ipresb: ipresb.com.br.

Segundo o seu superintendente, médico Weber Seragini, está prevista a construção de uma sede própria em terreno doado pela Prefeitura de Barueri, no novo centro comercial. “Estamos sempre de portas abertas para orientar e esclarecer os segurados e dependentes, inclusive com a simulação de aposentadorias aos interessados,” informou.

Fonte: Prefeitura de Barueri





Deixe seu comentário