Ideb: Escola de Barueri é a melhor do Estado

A EEFMT Professora Dagmar Ribas Trindade (Jardim Maria Cristina), mantida pela Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb), é a melhor escola pública do Estado de São Paulo nas séries finais do Ensino Fundamental (de 5ª à 8ª série / 6º ao 9º ano), de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), criado pelo Ministério da Educação (MEC). A escola obteve a média de 6,6. O resultado foi divulgado no dia 14 de agosto de 2012 e levou em consideração as notas dos alunos na Prova Brasil 2011 e o rendimento escolar dos mesmos.

O bom desempenho da escola também foi registrado nas séries iniciais (1ª à 4ª série / 1º ao 5º ano), já que ocupa o sétimo lugar no ranking estadual com a nota 7,7. Na classificação nacional, a Escola Dagmar figura entre as 30 melhores, ocupando a 28ª colocação entre 30.842 instituições avaliadas.

Como se trata de uma escola nova, já que atende alunos da Educação Básica há apenas um ano e meio, não havia ainda uma meta estipulada a ela pelo MEC. Essa é a primeira vez que a instituição participa do Ideb.

“Diversos fatores foram decisivos para registrarmos esse desempenho: projeto pedagógico sério, infraestrutura, alunos integrados, famílias participativas. Mas o principal é a união da minha equipe, que trabalha com o máximo de dedicação, amor e conhecimento pedagógico. E agora o resultado está aí, o que nos serve de incentivo para avançarmos cada vez mais”, diz a diretora da unidade escolar Marlene de Azevedo.

“Esse resultado nos enche de orgulho e nos mostra que estamos no caminho certo quando levamos muito a sério a educação em Barueri. É uma escola de apenas dois anos, e já colhe excelentes resultados. Parabéns a todo o corpo pedagógico da escola, aos alunos e também à comunidade do Jardim Maria Cristina por ter a melhor escola do Estado de São Paulo”, comemora o prefeito Rubens Furlan.

Para a superintendente da Fieb, Neide Lúcia Minicheli José, esse é o reflexo de um trabalho que alia seriedade, dinamismo, união, alegria e dedicação.  “Parabenizo a toda a nossa equipe, aos pais, aos alunos da unidade e toda a comunidade barueriense. Num tempo em que tanta gente desacredita a educação brasileira, a família Fieb vem provar que com comprometimento e competência a educação tem jeito sim, evolui e transforma vidas”, declara a superintendente.





Conhecimento e infraestrutura

A equipe pedagógica da Escola Dagmar atribui o excelente resultado à junção de um amplo projeto educacional a uma impecável infraestrutura.

Além do currículo padrão, os alunos da Escola Dagmar contam com aulas de Xadrez, Música, Natação, Inglês, Francês e Filosofia. O prédio é totalmente novo, reconstruído pela prefeitura de Barueri na gestão de Rubens Furlan e entregue à administração FIEB. Ela conta com quadra poliesportiva, piscina semiolímpica, laboratórios completos de Informática, Física, Química, Biologia e Línguas.

Mas não é só. Os alunos contam com serviços diferenciados, como os prestados pelo Departamento de Gestão da Saúde Escolar da Fieb, presente em todas as unidades, que garante atendimento odontológico, psicopedagógico, fonoaudiológico e de enfermagem. Para se ter uma ideia, até as vacinas que constam no calendário básico do Ministério da Saúde são aplicadas nos alunos dentro da escola.

Os estudantes também têm acesso a refeições completas, que vão desde o café da manhã até o jantar para quem estuda nos cursos técnicos modulares à noite. E a Saúde FIEB garante merenda especial às crianças com restrições alimentares, como os diabéticos e com intolerância à lactose.

“Mais do que nunca nós da Fieb, e em nome de toda comunidade, agradecemos e parabenizamos também o nosso prefeito Rubens Furlan por esse grande resultado, porque toda essa estrutura invejável, ausente até em muitas escolas particulares, é um sonho que se tornou realidade graças a ele. Foi na gestão dele que nossas unidades foram ampliadas e completamente equipadas com o que há de melhor e mais moderno, garantindo uma educação digna e gratuita às crianças de Barueri e região”, declara Neide Lúcia.

Ela lembra que em 2010, numa conversa com moradores do Jardim Maria Cristina, Furlan prometeu dar ao bairro uma escola nova e que trouxesse orgulho a todos. “Está aí. Ele não só deu uma estrutura nova e completa, como a melhor escola do Estado de São Paulo”, frisa.

Fonte: Prefeitura Barueri





Deixe seu comentário