Escola de Barueri inclui comunidade em projeto sobre preservação do meio ambiente

Incentivar a preservação ambiental entre as pessoas, e proporcionar às crianças a possibilidade de criar sentimentos profundos de amor pela natureza e assim adquirir hábitos saudáveis para o meio ambiente desde de criança. Estes são os objetivos do projeto “Amazônia”, de autoria de Neusa de Fátima César Lopes, professora da escola Takechi Takau, da Vila São Silvestre, mantida pela Secretaria de Educação da Prefeitura de Barueri.

A ação foi tão bem recebida que foi adotada por toda a escola e até pela comunidade, tornando-se interdisciplinar. Para executar o projeto, a escola fez parceria com a Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Prefeitura, que enviou a gestora de meio ambiente Adriana K. Pereira para realizar uma palestra com pais, explicando como é retirado o lixo de Barueri, e como reciclar o material. “Achei excelente a proposta da escola em relação ao lixo reciclado. E devemos recicla para as futuras gerações”, disse Noelma da Silva Santana, mãe de aluno.





Entre as atividades propostas pelo projeto, estão o plantio de árvores no jardim da escola e a nomeação de cada espécie; cultivo de ervas medicinais; plantio e cultivo de hortas; pesquisas relacionadas ao tema; leituras de livros parlenda e poesias; dramatizações; confecções de brinquedos e outros objetos utilizando sucatas; demonstração do processo de reciclagem do papel; e transformar o óleo em sabão em pedra (atividade com os pais).  A ação inclui ainda o trabalho com os nomes de animais e o destaque ao folclore da região. A escola também pretende trabalhar questões ambientais sobre a cidade de Barueri.

“Eu comecei esse trabalho no meu bairro, reciclando. Quando eu vi, todo o bairro estava fazendo a reciclagem. Foi gostoso ver a minha ideia dar certo, então pensei: por que não levar aos alunos. Agora o projeto está sendo bem aceito aqui na escola, e os alunos e pais estão mais cientes”, relatou a professora.

Fonte: Prefeitura de Barueri





Deixe seu comentário