Em Barueri, garis varrem 4.800 km por mês

Nesta segunda-feira, 16, é o dia do gari. E a Prefeitura de guia de Barueri, por intermédio da Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, presta uma homenagem e reconhece o trabalho desses mais de 350 servidores públicos, que varrem cerca de 4.800 km por mês, e coletam aproximadamente 7.000 toneladas de lixo doméstico e 280 toneladas de materiais recicláveis na cidade de Barueri, também mensais.

Os garis são profissionais da limpeza que recolhem o lixo das residências, indústrias, edifícios comerciais e residenciais, além de varrer ruas, praças e parques. Eles também capinam a grama, lavam e desinfetam vias públicas da nossa cidade.

“O gari representa os faxineiros e serventes. Em seu lugar, as máquinas não teriam sua eficiência e a limpeza pareceria ausente. Esse trabalho simples de um gari requer ordem e paciência, mas apesar do mérito do seu serviço, eles ainda não são vistos pela sociedade e são ignorados por muitos. Mas são eles que, como heróis, deixam nossa cidade mais bonita”, diz o secretário de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Prefeitura, Marco Antonio de Oliveira (Bidu), em homenagem aos garis.

Eles são importantes para nossa cidade





Um simples bom dia, boa tarde e até boa noite para um gari, que correu quilômetros de distância em 8 horas de trabalho atrás de um caminhão de coleta, ou até mesmo aquele que já varreu centenas de ruas para deixar sua cidade mais limpa, significa um gesto de dignidade, e não vai deixá-lo mais rico ou mais pobre – porém, mais seguro por ter sido considerado uma pessoa digna e reconhecida pelo seu trabalho.

Roberto Paiva Pereira trabalha com a coleta seletiva de Barueri. É morador de Jandira, mas não tem o que reclamar da cidade vizinha, “Barueri é uma cidade muito boa para se trabalhar, e o nosso trabalho é importante para as pessoas viverem melhor e sem o lixo acumulado.”

Jeremias Rodrigues Pinheiro faz parte da manutenção e é “ex-bueirista”, e contou como é importante o trabalho de quem limpa os bueiros da cidade. “O serviço dos ‘bueiristas’ é muito necessário para Barueri, ainda mais nas épocas de chuvas, já que sem a limpeza deles podem ocorrer inundações por toda a cidade, por isso somos importantes.”

Aparecido Coelho trabalha com a varrição e faz questão de dizer que mora em uma cidade tão limpa. “Fazemos o nosso serviço bem feito para deixar Barueri limpa, pois como um cidadão morador de Barueri gosto e tenho orgulho de ver a cidade bonita e falar que eu colaborei para isso.”

Fonte: Prefeitura de Barueri





1 resposta

  1. RENEE 13 de janeiro de 2014

Deixe seu comentário