Defesa Civil de Barueri pede atenção neste período de chuvas fortes

Neste período do ano, com a ocorrência constante de chuvas intensas – as chamadas chuvas de verão – a Defesa Civil de Barueri e o Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado de São Paulo alertam para o perigo que estas tempestades representam pois podem vir acompanhadas de fortes ventos, raios, granizo, além de causarem alagamentos.

Por isso, os técnicos da Defesa Civil recomendam não transitar a pé ou de carro em locais inundados, por causa das armadilhas que existem sob a água como bueiros abertos ou buracos; além da força da correnteza que pode arrastar as pessoas para um córrego, ou rio, e causar a sua morte. Os ventos fortes podem derrubar árvores sobre os fios de energia elétrica, que podem atingir alguém que está embaixo.





Existe também o risco de deslizamento do solo encharcado em barrancos, o que pode ocasionar soterramentos e desabamentos de residências construídas nesses locais de risco. Os técnicos da Defesa Civil ensinam a prever esta catástrofe com a observação de sinais como a inclinação de árvores e postes e as trincas e rachaduras recentes no solo e nas casas.

Quem mora perto de rios e córregos deve ter atenção redobrada, para não ser surpreendido pelas águas que podem subir rapidamente.

Prevenção

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) é o órgão central do Sistema Municipal de Defesa Civil, responsável por coordenar e mobilizar todas as ações de prevenção e atendimento no município. Seu objetivo é reduzir sinistros com ações de prevenção, de preparação para emergências e respostas aos desastres.

Serviço – Em casos de emergência deve-se ligar imediatamente para a Defesa Civil de Barueri nos telefones 153 e 193, ou para o Corpo de Bombeiros, na linha 199.

Fonte: Prefeitura Barueri





Deixe seu comentário