Câmara do Comércio de Barueri debate mercado de trabalho

A Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho, por meio da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Barueri (Cacisb), realizou, no último dia 20, a reunião da Comissão de Recursos Humanos (RH) para tratar questões relativas ao mercado de trabalho com os empresários da região. O encontro foi no Campus da PUC de Barueri.

Construção civil, emprego acima dos 50 anos, o aproveitamento da geração X/Y e Participação nos lucros e Resultados (PLR) foram os assuntos abordados. Para tanto, aos convidados foram explicados os novos conceitos do mundo corporativo atual.

Diferentes gerações e incentivos

Os profissionais da geração X são aqueles que já se encontravam no mercado de trabalho na década de 80; já os profissionais da geração Y (geração da internet) são aqueles que foram inseridos no mercado após esse período, ou seja, de meados da década de 80 e início da década de 90 para cá.

No mercado de trabalho há alguns mecanismos para incentivar e recompensar quem mostra serviço A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e o bônus são os mais praticados. Tanto a PRL quanto o bônus são incentivos salariais variáveis oferecidos ao trabalhador que atinge metas, sejam elas coletivas ou individuais.





As comissões da Cacisb

O Encontro atende a um dos objetivos da Cacisb, que por meio de seu Conselho decidiu criar comissões especializadas em organizar e promover trocas de informações sobre recrutamento e seleção entre todos os membros da Câmara.

Além disso, as comissões também visam promover permanentemente as relações entre as empresas e os entes educacionais, com ênfase para as universidades e as escolas técnicas, com vistas a melhorar continuamente o desenvolvimento das competências profissionais requeridas pela comunidade empresarial e ampliar a geração de mão de obra qualificada na região.

Até agora, a Cacisb já criou as comissões de Recursos Humanos e Tecnologia da Informação. As próximas a serem criadas serão nas áreas de Marketing, Gráfica, Plástico e Construção Civil. Além desses, o órgão também tem realizado encontros mensais junto às empresas associadas, em lugares parceiros ou instituições, para terem conhecimento dessa comissão.

Adesões e mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho: Avenida Anápolis, 398, Bethaville. Telefone: 4161-7777.

Fonte: Prefeitura de Barueri





Deixe seu comentário