Barueri: Tratamento de esgoto passa para 35%

Em 2009, quando o flutuador da TV Globo passou pela região oeste, registrando a  qualidade da água do rio Tietê, constatou que Barueri possuía apenas 5% de esgoto tratado. Desde então, graças aos esforços do governo municipal e à parceria com a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o índice subiu consideravelmente e hoje a cidade já conta com cerca de 40%. E até o final deste ano, a meta do prefeito Rubens Furlan é atingir mais de 50% de esgoto tratado.

A parceria com a Sabesp consiste em acelerar as obras do Plano de Universalização de Esgoto no município. Já foram executadas obras dos coletores secundários de esgoto para interligação aos coletores-tronco São João e Cotia. Ambos levam todo resíduo coletado à ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), na Aldeia de Barueri (bairro Aldeia).

Até outubro deste ano, a prefeitura prevê entregar o coletor-tronco do Córrego Garcia (bairro Alphaville e Parque Imperial, no bairro Mutinga), e mais seis coletores secundários: Aldeinha (bairro Aldeia), Líbano e Aníbal Correia (bairro Votupoca); Itaquiti (bairro Belval), Audir e Santa Mônica/Paulista (bairro Silveira).

Região Metropolitana





Das 39 cidades que compõem a região metropolitana, nenhuma trata 100% do esgoto. Algumas tratam parcialmente, mas todas jogam seus resíduos nos rios. A alegação é que fazer as ligações necessárias, que começam com os coletores-tronco, é muito caro. Em São Paulo, a responsabilidade pela coleta e o tratamento de esgoto cabe à Sabesp.

O fato é que, a cada ano, mais os municípios crescem, pois mais gente nasce, mais casas são construídas, mais esgoto clandestino é jogado no ambiente e, aparentemente, menos se faz. Em São Paulo, dos 1.100 quilômetros do Tietê, cerca de 130 estão poluídos porque as cidades da região despejam nele o esgoto de indústrias e residências.

O rio Pinheiros, que corta a capital, também está sem vida. Ele nasce do encontro do rio Guarapiranga com o Rio Grande e deságua no Tietê e sofre com os resíduos das indústrias, com o esgoto clandestino e com a quantidade de lixo que recebe.

Em Guarulhos, que é a segunda maior cidade do estado, com mais de 1.230 habitantes, a situação é bem grave: 100% de seu esgoto, o que equivale a 184 milhões de litros, são despejados sem tratamento no rio Tietê. Além de Guarulhos, outros 13 municípios lançam o esgoto em córregos e rios, e entre eles estão as cidades da região.

Fonte: Folha de Alphaville





Deixe seu comentário