Barueri terá programação de férias

A Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Barueri prepara um calendário especial para as férias de julho. Nas onze bibliotecas municipais, as atividades voltadas para as crianças de 4 a 8 anos vão de 15 a 19 de julho, sempre das 13 horas às 17 horas.

A programação para os pequenos, batizada de Biblioférias, prevê o contato com os alimentos, desde a formação de uma horta até a aula de culinária, que priorizará a alimentação saudável. Para tanto, a secretaria terá à disposição um cozinheiro acompanhado de uma trupe de arautos – personagens que se travestem de palhaço, Chaplin, entre outros, utilizados para a divulgação dos eventos da Cultura.

Esse grupo ficará responsável em envolver as crianças nas atividades, passando todas as informações sobre alimentação saudável de forma divertida.

As atividades envolverão ainda um treinamento com a feira faz-de-conta, para que as crianças aprendam a escolher os produtos e tenham noção de preços. A intenção é levá-las até uma feira livre e permitir que façam compras.

De forma lúdica e divertida, as crianças aprenderão sobre os alimentos e suas origens. Todas as experiências vivenciadas serão colocadas em um diário e os relatos darão origem a um livro.

Já entre os dias 15 e 26 de julho, das 10 às 16 horas, as crianças com idades entre 10 e 14 anos participarão do Brincando nas Férias. A atividade será dividida em dois momentos. Primeiro, as crianças terão diversão em quatro praças públicas e quatro centros comunitários, simultaneamente, durante uma semana, entre os dias 15 e 19. Das participantes da primeira etapa, serão selecionadas cinquenta que irão para o espaço da antiga Brinquedoteca. Lá, além de brincadeiras que priorizam o coletivo, as crianças participarão de duas oficinas: do livro e de produção de vídeo.





Orientadas por equipes de profissionais, as que estiverem na Oficina de Produção de Livro terão técnicas de leitura e escrita, além de manuseio de imagens – ilustração e fotos. O objetivo é que elas escrevam contos com temas livres ou direcionados, os quais serão posteriormente selecionados e darão origem a um livro.

Já o grupo da produção de vídeo ficará encarregado de registrar todo o projeto. As imagens serão utilizadas no Museu da Imagem e do Som, que será inaugurado em 2014.

Férias encantadas

Outra novidade durante as férias em Barueri será o Skate Bus – ônibus gratuito – que percorrerá todas as pistas de skate da cidade que já foi conhecida como Capital do Skate.

Ao longo das férias, a programação do Teatro Municipal será voltada às crianças. Veja a programação a seguir:

7 de julho, às 16 horas – Alice no país das maravilhas

14 de julho, às 16 horas – Luana artilheira

21 de julho, às 16 horas – Sherek

O teatro fica na rua Ministro Raphael de Barros Monteiro, 255. Telefone: 4198-0972

Serviço:

Para participar do Biblioférias, a criança deverá fazer inscrição na biblioteca mais próxima. As inscrições serão limitadas a cinquenta crianças. Para o Brincando nas Férias, nos centros comunitários, também é preciso se inscrever; já nas praças a participação é livre. Basta chegar e participar.

Mais informações, na Secretaria de Cultura e Turismo. Telefone: 4199-1600.

Fonte: Prefeitura Barueri





Deixe seu comentário