Barueri: Segurança reduz consumo de papel e dinamiza comunicação interna

A Secretaria dos Assuntos de Segurança da Prefeitura de Encontra Barueri, pasta que congrega a Defesa Civil, o Demutran e a Guarda Municipal, implantou neste mês o sistema digital de Gestão de Projetos (GP-Web), com o objetivo de reduzir o uso de papéis e dinamizar a comunicação interna.

A ferramenta implementada pela Secretaria dos Assuntos de Segurança vai ao encontro do programa Barueri Sustentável, que estimula critérios ambientais na administração pública. Os boletins, comunicados, documentos e informativos da pasta tramitarão por meio do sistema digital interligado, evitando as impressões.

O GP-Web é uma solução completa e integrada, tanto na parte de gerenciamento de projetos, práticas de gestão e indicadores, quanto na tramitação interna de mensagens e documentos protocolados.

O sistema foi desenvolvido pelo capitão do 3º Batalhão de Comunicações do Exército Brasileiro da cidade de Porto Alegre-RS, Sérgio Fernandes Reinert de Lima, e permite a criação de assinaturas eletrônicas de mensagens enviadas, emissão de mensagens criptografadas por chave pública/privada ou por senha.

O GP-Web permite ainda a criação de níveis de acesso para mensagens, favorece a edição colaborativa de documentos, possibilita anexar documentos criados em outros programas e, além disso, permite o acompanhamento da tramitação das mensagens, incluindo o horário da leitura e os despachos registrados no documento.

“Além de não gerar custos para administração pública, o GP-Web atende as diretrizes da Instrução Normativa 01/2011, do Software Público Brasileiro, que regulamenta a disponibilização de Software, permitindo a interação de todos e manutenção do sistema pelo próprio usuário”, comentou o classe distinta da Guarda Municipal, Wilson Fernandes Júnior.





Multiplicação do conhecimento

Na primeira quinzena do mês de junho, uma equipe formada por oito guardas municipais foi a Porto Alegre-RS para participar do Curso Prático Avançado Gerenciador de Projetos (GP-Web), instruído pelo próprio desenvolvedor do sistema.

Ao longo de 20 horas/aula, os agentes de segurança receberam informações sobre o Módulo de Mensagens, Módulo Documentos, Gerenciamento de Projetos, Gerenciamento de Gestão (Planejamento Estratégico, Práticas de Gestão e Indicadores de Desempenho), e Práticas Avançadas do GP-Web.

Os conhecimentos adquiridos foram repassados aos demais integrantes da Secretaria, a fim de que todos possam utilizar a ferramenta de comunicação. A implementação do sistema digital de Gestão de Projetos (GP-Web) compõe uma das estratégias adotadas pela Guarda Municipal de Barueri para a obtenção do Prêmio Nacional da Gestão Pública – PQGF, referente ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização – GESPÚBLICA, que reconhece as organizações que praticam a excelência em gestão no Brasil.

Barueri Sustentável

Coordenado pela Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente, o projeto Barueri Sustentável estimula o comprometimento da administração pública municipal com a sustentabilidade. O programa estipula como metas a diminuição dos consumos de água, energia, papel e copos descartáveis, além de outras ações ambientais.

Fonte: Prefeitura de Barueri





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