Barueri participou de congresso de secretários municipais de saúde em Santos

O secretário de Saúde de Barueri, médico Mauricio Tundisi, juntamente com um grupo de técnicos da área, representou o município no XXV Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, realizado entre os dias 29 de março e 1º de abril na cidade de Santos. O tema discutido foi “União, Estado e Municípios na Consolidação do SUS: Compromissos e Responsabilidades,” que abordou os desafios da concretização do Sistema Único de Saúde no Brasil.

O evento serviu também como palco de discussão e troca de experiências sobre a realidade do serviço público de saúde no Estado, o cotidiano dos secretários municipais – o seu papel e atribuições – e também a atividade dos demais profissionais da saúde.

Além do secretário, a comitiva de Barueri foi formada pela coordenadora de saúde mental, médica psiquiatra Marines Medeiros de Carvalho, que participou de curso na sua especialidade; enfermeira Luciana Silva Queiroz, da comissão do Hospital Municipal, que teve aulas de contratualização de serviços de saúde; e a chefe do Núcleo de Informação em Saúde (NIS), Miriam Laforgia Honda, que acompanhou o curso sobre a sua área. O doutor Maurício participou, entre outros, de curso sobre financiamentos do Fundo Municipal de Saúde.





Da programação constou ainda cursos e ‘rodas de conversa’ sobre as principais demandas verificadas na saúde pública, sugeridas pelos municípios participantes; além da II Mostra de Experiências Regionais e a eleição e posse da nova diretoria do COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de São Paulo.

Os cursos foram ministrados por técnicos da Secretaria Estadual de Saúde e do Ministério da Saúde. Destaque também para a palestra do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, na quinta-feira, 31, que falou sobre o financiamento do SUS (Sistema Único de Saúde)

O secretário de saúde de Barueri, médico Mauricio Tundisi, destacou a importância desse Congresso para a atualização do município com relação à gestão da saúde pública. “Foi um avanço, já que novas e valiosas informações e experiências foram passadas aos gestores e profissionais da saúde pública. Serviu também como parâmetro para eu saber que a saúde pública de Barueri caminha no rumo certo para o seu pleno desenvolvimento”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Barueri





Deixe seu comentário