Barueri inicia campanha de vacinação contra o sarampo e poliomielite

A Secretaria de Saúde de Encontra Barueri, por intermédio da sua coordenadoria de Vigilância em Saúde, também vai vacinar crianças contra o sarampo junto com a campanha de vacinação contra a poliomielite, que terá a sua primeira etapa no próximo sábado, dia 18 de junho. Neste dia o Ministério da Saúde também inicia a campanha de imunização contra o sarampo, que está programada para terminar em 22 de julho.

A campanha de vacinação contra o sarampo vai atender a crianças com idades entre 1 e 7  anos (6 anos, 11 meses e 29 dias) que devem tomar a vacina tríplice novamente, mesmo que já tenham sido vacinadas antes. Não se esqueça de levar a carteira de vacinação.

Esta ação é chamada de “campanha de seguimento” e costuma acontecer em intervalos de três a cinco anos, para reforçar a proteção das crianças contra a doença e manter o Brasil sem a transmissão disseminada do seu vírus. Um surto de sarampo na Europa, principalmente na França, fez com que as autoridades sanitárias federais antecipassem a campanha no Estado, que estava prevista para acontecer em agosto.





O que é o sarampo

É uma doença altamente contagiosa que se manifesta por alterações marcantes da pele, exantema eritematoso (pele avermelhada, com placas) e com comprometimento de vários órgãos. É transmitido pelas gotículas da respiração ou pelo ar, por homens e macacos que são os únicos hospedeiros do vírus.

Os sintomas são: febre alta, tosse intensa, coriza, conjuntivite e placas ásperas avermelhadas na pele. O exame interno da bochecha permite identificar pequenos pontos branco-amarelados (enantema de Koplick) que confirma o diagnóstico.

Serviço

Em Barueri todas as UBS dos bairros estão preparadas para vacinar, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas. Informações pelo fone: 4198-2630.

Fonte: Prefeitura de Barueri





Deixe seu comentário